TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a diferença entre valor presente e valor futuro? Que abordagem, em geral, é preferida por gerentes financeiros e investidores? Por quê?

Por:   •  4/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  6.123 Visualizações

Página 1 de 2

5.1 – Qual a diferença entre valor presente e valor futuro? Que abordagem, em geral, é preferida por gerentes financeiros e investidores? Por quê?

R- Valor Presente: também conhecido como valor atual líquido. É o valor presente de um fluxo de caixa indica a diferença entre o valor atual das quantias futuras envolvidas e o investimento inicial. Justifica-se o método apresentado, pois um valor atual positivo significa que as quantias futuras, descontadas à taxa mínima de atratividade, superam o investimento inicial necessário, é exatamente o dinheiro que você tem nas mãos hoje.

Valores futuros: medem os fluxos de caixa no final da vida do projeto, é também o valor que você receberá em uma determinada data. As técnicas de valor presente medem os fluxos de caixa no inicio da vida de um projeto (tempo zero), é exatamente o dinheiro que você tem nas mãos hoje.

Valor presente, pois você saberá exatamente o valor que tem nas mãos.

5.2 – Como o processo de valor composto está relacionado com o pagamento de juros sobre a poupança? Qual é a equação geral para valor futuro?

R- O valor futuro de um montante presente é encontrado aplicando-se juros compostos em um dado período. As instituições de poupança anunciam retornos de juros compostos a uma taxa de x%, ou juros de x%, compostos em intervalos anuais, semestrais, trimestrais, mensais, semanalmente, diários ou mesmo continuamente.

A equação geral de valor futuro é: FV = PV (1 + I) n

5.3 – Que efeito um decréscimo na taxa de juros teria no valor futuro de um depósito? Que efeito teria um aumento no período em que um depósito é mantido sobre o valor futuro?

R- Maior a taxa de juros, maior será o valor futuro, em contrapartida, se existir um acréscimo na taxa o valor futuro também sofrerá proporcional redução. Ao aumento o período em que um depósito é mantido maior será o valor a ser resgatado no futuro.

5.4 – O que significa “o valor presente de um montante futuro”? Qual a equação geral para o valor presente?

R- O valor presente é o valor atual em dinheiro de um montante futuro, o montante de dinheiro que teria de ser investido hoje a uma dada taxa de juros em um período especifica, para ser igual ao montante futuro.

[pic 1]

5.5 – Que efeito o ato de aumentar o retorno exigido tem no valor presente de um montante futuro? Por quê?

5.6 – Como os cálculos do valor presente e do valor futuro estão relacionados?

A expressão para o fator de juros do valor presente para i% e n períodos,       1(1 + i )n, é o inverso do fator de juros para o valor futuro para i% e n períodos, (1+ i )n. Devido a relação existente entre os fatores de juros do valor presente e os fatores de juros do valor futuro, podemos encontrar os fatores de juros do valor presente dados em uma tabela de fatores de juros do valor futuro e vice- versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (522.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com