TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  19/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

O material teórico inicia muito bem com a citação “A atividade mais importante e negligenciável é a escolha de um novo colaborador”. O profissional qualificado, em um mundo conectado, mesmo com a momentânea crise, é extremamente seletivo, podendo ou não aceitar a vaga proposta exatamente pela má apresentação da empresa no processo de recrutamento e seleção. O pequeno empresário tende a centralizar todos os processos de sua empresa em suas mãos, mas infelizmente há apenas uma mão em cada lado, e não é possível se desdobrar em todas as tarefas necessárias. Em minha opinião para o pequeno empresário o processo de recrutamento e seleção de sua empresa deve ser terceirizado, obtendo um serviço assim como do apresentado no vide, pois a necessidade de um RH participativo é mais que uma tendência, mas sim uma necessidade para sobrevivência do negócio. No vídeo apresentado, entre outros assuntos, a proprietária da empresa de RH terceirizado cita a importância das ações corretas no desenvolvimento e monitoração dos recursos humanos da empresa e que não poderiam ser totalmente supridos por um empresário centralizador. Mesmo com toda a expertise o dono ele não poderia atender ao planejamento e acompanhamento necessário de um RH estratégico. A terceirização no processo de recrutamento e seleção é um caminho a se seguir para o pequeno e, certamente, é uma boa opção de escolha ao médio empreendedor.

Empresas de porte médio, segundo os dados do Sebrae para empresas de comercio e serviço há um número médio de 50 à 99 empregados; Geralmente vemos nessas empresas a figura da pessoa responsável pelo Rh e nesses casos o mais prudente é que para a política de recrutamento e seleção tenhamos um colaborador treinado com um recorrente investimento da empresa na qualificação desse colaborador de RH, tendo um colaborador estratégico e capaz de entender as necessidades da empresa a qual ele trabalha.

O processo de Recrutamento e seleção independente de ser pequeno ou médio o negócio precisa ser estruturado, planejado e estratégico, onde o recrutamento tem seu papel forte na atração de candidatos, com técnicas e procedimento bem aplicados para atrair o maior número de candidatos potencialmente qualificados. Na origem do processo de recrutamento o profissional de RH deve ser participativo para extrair do solicitante da contratação a maior quantidade de informações sobre a vaga e expectativas quanto ao desempenho exigido, podendo usar as requisições de pessoal. A busca interna por colaboradores é um forte aliada das empresas, pois mantem um clima de crescimento dentro das empresas e estimula o colaborador a melhorar em prol de oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com