TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.753 Palavras (20 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – NE@AD

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Relatório Final de Estágio Supervisionado

Leidiane Brites Santana

    Relatório de Estágio do Curso de Ciências Contábeis, como parte dos requisitos para a obtenção de aprovação na disciplina de estágio supervisionado.

Conceição da Barra - 2015

Sumário

1 - INTRODUÇÃO        

2 – INFINITY BIOENERGY        

2.2 - Destilaria Itaúnas S/A        

2.3 - Organograma        

3 – DEPARTAMENTO FISCAL TRIBUTÁRIO UNIDADES        

4 – DESCRIÇÃO DAS TAREFAS REALIZADAS        

4.1 – Exposição das Experiências Adquiridas        

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ESTÁGIO E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO APRENDIZADO.        

6 - REFERÊNCIAS        

1 - INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado, em alguns casos, é como o primeiro contato do aluno com o dia-a-dia das organizações. Aos alunos que já estão empregados, o estágio tem auxiliado a conhecer novos setores da empresa, ou realidades diferentes das funções exercidas pelo aluno.

Este relatório tem como objetivo descrever o estágio supervisionado do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Espírito Santo, feito no setor Fiscal Tributário Unidades – Disa Destilaria Itaúnas SA. O seu objetivo foi o de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso, preparando-o para o mercado de trabalho. Neste relatório serão descritas as atividades desenvolvidas durante o estágio.

2 – INFINITY BIOENERGY

A Infinity Bio-Energy produz combustíveis limpos e renováveis, com ênfase no álcool, utilizando os mais modernos procedimentos operacionais e praticando sustentabilidade no sentido mais amplo do termo, representado pela transparência em todas as iniciativas e pelo sério compromisso com as pessoas e com o meio ambiente (INFINITY BIO-ENERGY, 2008).

A Infinity foi fundada pela Kidd & Company (empresa privada americana de investimentos) juntamente com a Worldinvest (consultoria brasileira). O objetivo da Infinity é instituir valor, melhorando o desempenho das usinas privadas de álcool localizadas em pontos estratégicos, construir novas instalações de produção de álcool em áreas adjacentes às propriedades adquiridas e beneficiar-se do crescimento projetado para a demanda de álcool, especialmente para uso automotivo como substituto à gasolina (INFINITY BIO-ENERGY, 2008).

No dia 13 de fevereiro de 2008, foi concluído o processo de aquisição da Disa Destilaria Itaúnas S.A. no município de Conceição da Barra no Espírito Santo. A Infinity possui o controle acionário de duas unidades em operação no Espírito Santo (Cridasa e Disa), duas em Minas Gerais (Alcana e Paraíso), denominadas Cluster Norte e uma em Mato Grosso do Sul (Usinavi) denominada Cluster Sul (SESMT, 2008).

Com essas aquisições a INFINITY se tornou um Grupo Econômico, que é caracterizado pelo conjunto de sociedades empresariais que, de algum modo, coordenam sua atuação para maximizar o lucro e a produtividade, diminuir os custos e, assim, garantir posição no mercado, é tendência dentro do cenário econômico brasileiro e mundial. (ARAUJO, 2011)

2.2 - Destilaria Itaúnas S/A

A Destilaria Itaúnas S/A (Disa), situada no município de Conceição da Barra, distante 250 km da Cidade de Vitória/ES, localizada no distrito de Sayonara, na BR 101 Norte, KM 39, 2, inscrita no Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o nº 27.575.950/0002-81 foi fundada em 05 de março de 1980. É uma agroindústria canavieira, na atividade de produção de álcool carburante e açúcar. É a segunda maior do estado em produção de álcool carburante.

A empresa possui 16.400 hectares de terras próprias, empenhadas com o cultivo de cana de açúcar, em áreas circunvizinhas com distâncias médias de 23 km da unidade fabril. A cana possui ciclo produtivo de 12 a 18 meses, conforme a variedade e época do plantio, podendo atingir até 08 cortes sucessivos dentro de padrão de rendimento agrícola economicamente atraente.

A Destilaria Itaúnas S/A é uma empresa comprometida com o conceito de desenvolvimento sustentável, que visa o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e a necessidade de crescimento econômico e ciente de sua responsabilidade social e ambiental, vem desenvolvendo ações para uma produção mais limpa, poupadora de recursos e energia.  A empresa conta com cerca de 1200 colaboradores para o período da safra e 600 durante a entressafra. (SESMT 2008, p. 01)

        A Unidade DISA segue o modelo de gestão empresarial adotado pelo Grupo Infinity, ou seja, modelo corporativo onde as Unidades fabris reportam suas atividades à matriz, que está localizada na cidade de São Paulo-SP, onde as informações são geridas por cada setor responsável e em seguida reportadas à presidência, conforme organograma abaixo:


2.3 - Organograma[pic 3]


 3 – DEPARTAMENTO FISCAL TRIBUTÁRIO UNIDADES

O setor Fiscal Tributário é responsável pelo cálculo, escrituração e emissão de todos os tributos relacionados à produção e venda na empresa. As informações nas notas fiscais das compras e vendas são fundamentais para a realização das tarefas neste setor. Trabalhamos com a legislação do Estado do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, pois o setor fiscal é centralizado. O regime de tributação das empresas é o Lucro Presumido.

As funções do setor fiscal são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (504.8 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com