TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  27/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 16

APRESENTAÇÃO

        O presente trabalho refere-se ao RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, desenvolvido na empresa/entidade Banco do Nordeste - BNB, no período 11/07/2016 a 25/08/2016, apresentado ao Departamento de Educação (DEC), Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), como requisito parcial da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Na Parte I veremos uma descrição e explicação da empresa e seu ramo de atividade, em sua Parte II, aprofundará a descrição das atividades desenvolvidas na empresa, assim como a relação com o ramo contábil, e por último na Parte III haverá uma análise critica juntamente com proposta de melhorias para a empresa.

O Banco do Nordeste, que se trata de um banco de desenvolvimento, ou seja, aquele que financia operações, normalmente a uma taxa de juros inferior à do mercado, projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma determinada região. Dando enfoque na área jurídica, área de maior período com o estágio, responsável por financiamentos e empréstimos, seguros, giro de estoques e outras atividades voltadas à área empresarial.

SUMÁRIO

PARTE I8

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO / EMPRESA 8
  2. HISTÓRICO8
  3. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO DA EMPRESA8
  4. MISSÃO, VISÃO E VALORES9
  5. DESCRIÇÃO DO MERCADO ONDE A EMPRESA ESTÁ INSERIDA10
  6. DESCRIÇÃO DOS SEUS PRODUTOS E PRINCIPAIS CARACTERISTICAS10
  7. ORGANOGRAMA15
  8. ÁREAS DA EMPRESA16

PARTE II18

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS18

PARTE III21

ANÁLISE CRITICA E PROPOSTAS DE MELHORIA21

CONCLUSÃO23

REFERÊNCIAS24

ANEXOS25

PARTE I

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO / EMPRESA

O Banco do Nordeste, Agência de Senhor do Bonfim, está localizado na Praça Dr. José Gonçalves, Nº 224, bairro Centro, na cidade de Senhor do Bonfim, estado da Bahia, contando com 30 funcionários, contratados e concursados, entre seus setores; trata-se de um Banco de Desenvolvimento Regional. O Banco Central do Brasil, mediante a Resolução CMN 394, de 1976, define os bancos de desenvolvimento como instituições financeiras controladas pelos governos estaduais que têm como objetivo básico proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado.

  1. HISTÓRICO

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 19.07.1952 , e organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal. Com sede na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, o Banco atua em cerca de 2 mil municípios, abrangendo os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

  1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO DA EMPRESA

Maior instituição da América Latina voltada para o desenvolvimento regional, o BNB opera como órgão executor de políticas públicas, cabendo-lhe a operacionalização de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos operacionalizada pela Empresa. Além dos recursos federais, o Banco tem acesso a outras fontes de financiamento nos mercados interno e externo, por meio de parcerias e alianças com instituições nacionais e internacionais, incluindo instituições multilaterais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O BNB é responsável pelo maior programa de microcrédito da América do Sul e o segundo da América Latina, o CrediAmigo, por meio do qual o Banco já emprestou mais de R$ 3,5 bilhões a microempreendedores. O BNB também opera o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), criado para estruturar o turismo da Região com recursos da ordem de US$ 800 milhões.

São clientes do Banco os agentes econômicos e institucionais e as pessoas físicas. Os agentes econômicos compreendem as empresas (micro, pequena, média e grande empresa), as associações e cooperativas. Os agentes institucionais englobam as entidades governamentais (federal, estadual e municipal) e não governamentais. As pessoas físicas compreendem os produtores rurais (agricultor familiar, mini, pequeno,  médio e grande produtor) e o empreendedor informal.

O BNB exerce trabalho de atração de investimentos, apoia a realização de estudos e pesquisas com recursos não reembolsáveis e estrutura o desenvolvimento por meio de projetos de grande impacto. Mais que um agente de intermediação financeira, o BNB se propõe a prestar atendimento integrado a quem decide investir em sua área de atuação, disponibilizando uma base de conhecimentos sobre o Nordeste e as melhores oportunidades de investimento na Região.

  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

Abaixo estão evidenciados os principais ditames que norteiam os trabalhos da empresa:

Missão de atuar como o banco de desenvolvimento da Região Nordeste.

Visão de ser o banco preferido do Nordeste, reconhecido pela sua capacidade de promover o bem-estar das famílias e a competitividade das empresas da Região.

Tem como valores a Justiça, Governança, Honestidade, Sustentabilidade, Igualdade, Democracia, Transparência, Compromisso, Respeito, Cooperação, Confiança, Disciplina, Civilidade.

  1. DESCRIÇÃO DO MERCADO ONDE A EMPRESA ESTÁ INSERIDA

Bancos são instituições de intermediações financeiras entre agentes superavitários e agentes deficitários, que exercem, alem de outras, a função de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com