TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Relevancia do Planejamento dos Processsos de RH............................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho será desenvolvido com base no tema: Relevância do planejamento dos Processos de RH, apresentando um estudo sobre o tema proposto e também com os demais assuntos relacionados no conteúdo de elaboração do trabalho. Tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre, identificando a interdisciplinaridade. Foi organizado contendo apenas uma parte com todo o tema proposto, além de introdução, conclusão e referencias.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. RELEVANCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Na época em que vivemos, a velocidade da mudança no cenário das organizações de trabalho e outros segmentos de nossas vidas é maior do que em épocas passadas. Vivenciamos mudanças nas organizações de trabalho, mudanças na economia mundial e nacional, mudanças climáticas, mudanças estruturais, mudanças nas relações interpessoais, mudanças na subjetividade dos trabalhadores, mudanças na sociedade. O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa. A organização precisa hoje em dia estar perfeitamente informada a respeito de forças e variáveis como a globalização e competitividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação. Os impactos da economia global estão derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando um mundo inteiramente novo e diferente. A tecnologia, especialmente alimentada por hardware e software digitalizados, tornará o mundo menor e mais rápido. Tanto a organização quanto o profissional contemporâneo que se deseja manter ativo no mercado devem se preocupar com essas megatendências buscando sempre atualizações e interações podendo assim usufruir dessas oportunidades inéditas que o mundo globalizado oferece.

        As organizações de um modo geral esperam dos funcionários cada vez mais características e competências essências para o desenvolvimento da função proposta. O capital intelectual e o conhecimento que os funcionários possuem se tornarão cada vez mais o ativo fundamental para as empresas. Conhecimento é mais relevante do que o poder e mais importante do que quem está no comando; ele representa que têm os valores e a alma subjacentes a uma organização.

        Nos processos de RH existem algumas bases para a previsão de Pessoal nas organizações, que são elas: Planos Organizacionais que tem como incremento os planos estratégicos, os planos e orçamentos das unidades, as previsões de vendas e reorganizações internas. Fatos externos: cenários econômicos e aspectos legais. Rotação de pessoal: aposentadorias, pedidos de demissão, promoções e transferências.

        A descrição de cargo é o estabelecimento escrito sobre o que o funcionário faz, como faz e em que condições o trabalho é desempenhado. Essa informação é, por sua vez, usada para escrever uma especificação do cargo que apresenta o conhecimento, a habilidade e a capacidade necessários para desempenhar o trabalho satisfatoriamente. A análise de cargos é o momento em que identificamos quais são os requisitos mínimos que o profissional que irá ocupar o cargo precisa ter para executar suas atividades de maneira apropriada.

O objetivo das  técnicas de seleção e recrutamento de forma em geral, é conhecer os candidatos e possibilitar a escolha do candidato adequado para preencher a vaga. Elas permitem que o selecionador avalie os candidatos a partir das amostras do comportamento que obtém durante a utilização das técnicas. Vários recursos ou meios podem ser utilizados para se conseguir candidatos. Entre eles estão: os anúncios (em jornais e revistas); o recrutamento em escolas; as referências pessoais; os candidatos independentes; as agências de emprego e a Web.  As fontes tradicionais de recrutamento são: Buscas Internas; Anúncios; Referências de funcionários; Agências públicas de empregos; Agências privadas de empregos; Escolas; Temporários; Arrendamento de funcionários e fornecedores independentes. O processo de recrutamento não envolve somente a coleta de pessoas, mas também é o momento de a organização fazer seu marketing e, assim, mostrar seus atrativos, como salário, prêmios e atividades oferecidas pela empresa para se tornar atraente aos candidatos.

        O Recrutamento on-line ou e-recrutamento é uma tendência irreversível, portanto, os recrutadores que não possuem bons conhecimentos em internet e pesquisa, precisam se aperfeiçoar rapidamente. Em contrapartida as empresas que ainda não tem uma área de recrutamento virtual devem acelerar seu planejamento nesse sentido, pois as que já possuem aumentaram substancialmente a eficiência de sua área de recrutamento e seleção. É um processo de seleção capaz de atrair o candidato, selecioná-lo e fazer contato imediato. Os serviços on-line de recrutamento abrem as portas e janelas de muitas empresas e permitem eliminar etapas dos sistemas de provisão de recursos humanos. É a tecnologia da informação a serviço da gestão de pessoas. Algumas vantagens do recrutamento on-line são: Acesso a base exclusiva dos candidatos, sistema avançado de busca de vagas e agente de buscas ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com