TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MILLENA FERNANDES DE SOUZA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO I

MARABÁ-PA

                                      2014


RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO I

MILLENA FERNANDES DE SOUZA

         

             

Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade - FACIMAB exigência para aprovação do estágio curricular supervisionado I.

Orientadora: Professora Ilvanethe Guimarães Pereira

MARABÁ-PA

                        2014

Quesitos avaliados

Cumprimento do prazo

Coerência Textual

Metodologia

Utilização de conceitos

Adequação e fidelidade quanto às atividades desenvolvidas durante o Estágio

( ) Aprovado                                                                                           ( ) Reprovado

Parecer:

Orientador: Ilvanethe Guimarães Pereira

Data: ___ / ___ / ___

                                                       SUMARIO

INTRODUÇÃO        

1.1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        

1.2. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO        

1.3. OBJETIVO        

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        

2.1. NOME E ENDEREÇO        

2.2. HISTÓRICO        

2.3. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS        

2.4. RAMO        

3. ATIVIDADE DE ESTÁGIO         

3.1. DEPARTAMENTO        

3.2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO        

4. CONCLUSÃO        


 INTRODUÇÃO

O artigo 1º da Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 reza, o estágio  ato educativo  escolar supervisionado, na qual terá como principal função demostrar as etapas percorrida no decorre do período de seis meses, o referido estagio teve carga horária de 100 horas realizado na VIEIRA E NEVES ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA ME. Desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário, formativo do educando.

§ 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã para o trabalho. (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008).

Na maioria das vezes o estágio oportuniza ao estudante o seu primeiro contato profissional com uma empresa, permitindo que o estagiário adquira novos conhecimentos experiências profissionais que complementam o que foi visto na sala de aula.

No caso específico do curso de Ciências Contábeis, como existem várias áreas de especializações, o estágio acaba sendo uma oportunidade para o aluno ter contato com o exercício da profissão em uma ou mais das diferentes áreas de atuação, auxiliando o aluno em suas escolhas futuras. De acordo com Marion, as áreas de atuação do contador são:

[pic 1]

Quadro 1 – ÀREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR

1.1. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O campo onde ocorreu o estágio foi na empresa VIEIRA E NEVES ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA ME. Micro empresa. Localizada na Rua Rio Vermelho, nº 466 – Sala B Bairro novo Horizonte, na cidade de Marabá, estado do PA. Ao estudar a evolução da Ciência e do pensamento Contábil, nota-se que esta é uma área do conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantis, econômicas, políticas, sociais e culturais.

A Contabilidade, como ciência, apresentou muitas mudanças nas últimas décadas, mais do que nunca, deixou de ser apenas um instrumento de escrituração fiscal e histórica para contentar as exigências do estado e passou a ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.

Durante o curso, cuja duração é de 4 (quatro) anos, foi possível observar  a parte teórica das atividades desenvolvidas pelo Contador, tanto do empregado, como autônomo ou como empresário contábil.   Entretanto, só a teoria não é suficiente para o exercício de uma profissão tão importante e com muitas responsabilidades, sendo assim é  necessário aliar o conhecimento teórico com o prático.

O meu objetivo, é ser contadora, portanto optei em fazer o estágio em um escritório de contabilidade, onde o objetivo principal é a área contábil para se ter noção de como elaborar as demonstrações contábeis. O estágio foi realizado no Departamento contábil do escritório contábil GECONT CONTABILIDADE E FINANÇAS.

1.2. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

NOME: Millena Fernandes de Souza

CURSO: Ciências Contábeis

DATA INÍCIO: 02\08\2014

DATA TÉRMINO: 31\08\2014

HORAS DE ESTÁGIO: 100 (cem) horas.

1.3. OBJETIVO

O estágio teve como objetivo desenvolver habilidades e competências profissionais da teoria para a prática, uma vez que a prática habilita tudo o que foi desenvolvido como aprendizagem na sala de aula durante quatro anos de faculdade, no entanto a teoria abrange muito a parte teórica da contabilidade, sendo que tudo que foi visto na prática serve de noção para conhecimentos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com