TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha pronta

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha Critica: Cartilha de Orçamento Familiar

Both Bernardo - Cartilha de Orçamento Familiar/Bernardo Both,

Ben Hur dos Santos Haupenthal – Santo Ângelo FuRI, 2012

40.p 21cm  ISBN 978-85-7223-281-04

1.Orçamento Familiar 2.Educação Financeira I.Haupenthal,

Ben Hur dos Santos II.Titulo

CDU:336

Responsável pela catalogação

Bibliotecária – Fernanda Ribeiro Paz CRB 10 / 1720

Revisão Ortografica  Dinalva Agissé Alves da Souza

Nelci Muller

 Imprensa: Gráfica e Editora Venâncio Ayres Ltda

Santo Angelo – Furi 2012

Objetivo é mostrar como deve ser feita a educação financeira para as crianças e adultos desde cedo, mostrando os erros e acertos cometidos pelas pessoas.

Educação Financeira na Família precisa ser explorada no Brasil, os pais estão vivendo num ambiente de estabilidade da moeda, com baixa inflação. Com a alta inflação faziam com que as pessoas tivessem que gastar o dinheiro antes que perdesse o valor de compra. A cultura inflacionária faz com que muitas famílias dêem  pouco ênfase ao controle e ao gerenciamento do orçamento familiar. Para apresentar a educação financeira dos filhos apresentamos uma família com pai, e dois filhos, quando as crianças eram pequenas em torno de dois ou três anos o casal costumava levá-las ao supermercado junta para fazer suas contas. A princípio era "aquela festa" fazendo todas as vontades enchendo o carrinho de guloseimas. Na medida em que foram crescendo foi preciso colocar limites dizendo que "isso pode", "isso não pode" sempre com as devidas explicações sobre os preços, a partir disso elas começaram a fazer suas comprar a partir de perguntas Pai, Mãe isso é muito caro? Podemos Comprar? A resposta variava a cada ida ao mercado, podendo assim comprar dois ou três produtos.

O poder dos juros compostos não basta apenas ensinar os nossos filhos a economizar. Somente economizar não vai levar a lugar algum, porque o dinheiro precisa ser investido, economia não investida não gera resultados futuros. O segredo da acumulação da riqueza esta em economizar, mas esta muito mais em saber investir o que foi economizado. Diagnostico da situação familiar o grande drama da maioria das famílias é conviver com uma renda que quase sempre se apresenta insuficiente para acompanhar os gastos do dia a dia, poucas famílias convivem com o fantasma diário de não ter recursos para cumprir todos os recursos. As empresas criam estratégias cada dia mais criativas para fazer com que os sintomas tentados a gastar e, muitas vezes convencidos, acabamos gastando. Logo ao gastar o que não estava planejado, estouramos o nosso orçamento estourar o orçamento significa gastar mais do que ganhamos, ao gastar mais do que ganhamos, entramos numa ciranda de juros, dos empréstimos financeiros, do atraso das contas. O segredo do orçamento domestico é aprender aprendermos a gastar menos do que nossa renda.

Os falsos amigos do orçamento familiar o orçamento doméstico é uma ação de revisão sistemática de nossos gastos, adequando-os a nossa receita de forma que passamos sempre reservar algum valor para garantir a qualidade de vida no futuro. Compras em Crediários quando compramos a crédito estamos na verdade antecipando um consumo que teríamos condições de fazer somente mais tarde. Ao anteciparmos muitas vezes sem nos darmos conta estamos pagando altas taxa de juros nessa compra realizada, sendo que se tivéssemos esperado mais um pouco não teríamos um custo tão alto a ser pago.

Cartão de Crédito o cartão é uma alternativa muito interessante de controle de gastos, mas precisamos ter em mente que só poderemos comprar no cartão aquilo que conseguimos pagar no final do mês, os juros do cartão estão situados de 10% a 15% ao mês. Cheque Pré Datado comprar com cheque pré-datado principalmente aqueles gastos que são mensais, por exemplo, a alimentação é uma forma de desequilibrar o orçamento. Cheque Especial é um crédito especial que podemos ter para usar em situações de emergência, o que ocorre é que muitas vezes em muitos casos, o limite do cheque especial incorporado com se fosse salário, gastando o limite e a partir dai sempre se esta correndo atrás do limite estourado, passando assim a pagar altas taxas de juros, em vez de diminuir a conta cada vez aumenta mais. Empréstimo consignado é uma alternativa de antecipação de valores, com a garantia do salário, muitas pessoas utilizam de forma equivocada, o expediente do empréstimo consignado, de forma de equilibrar a renda. Caderneta do mercado do bairro é o maior patrimônio que uma pessoa pode ter. Ele é um patrimônio tão valioso que é melhor utilizá-lo somente em ocasiões muito especiais. Como Organizar o Orçamento Familiar: o orçamento familiar envolve muito mais que somente anotar tudo o que ganhamos e gastamos. O orçamento familiar consiste em planejar, eleger propriedades, estabelecer hábitos de consumo, controlar o fluxo de caixa (entradas e saídas de recursos) consiste numa capacidade de diálogo familiar de forma que possamos estabelecer propriedades, fazer escolhas de consumo em conjunto com a família, planejar orçamentos futuros (casa própria, faculdade carro... ). Descubra pra onde esta indo seu dinheiro para saber onde esta indo o dinheiro é necessário anotar tudo o que gastamos, assim mantemos um controle do que estamos gastando para chegar no final do mês e não termos dinheiro para nada.

Receitas são todas as entradas de recursos oriundas do trabalho ou de renda de investimentos, somente é considerada receita aquele valor que entrar no caixa e não precisa ser devolvido. Despesas Fixas são necessárias anotar todos os gastos com alimentação, energia elétrica, água, luz, aluguel, telefone, condomínio, transporte que são despesas que acontecem sempre mensalmente. Despesas eventuais as despesas que não acontecem regularmente só por eventualidade. Dentre elas podemos citar mecânico carro, remédios. Despesas Sazonais são despesas que acontecem em certas épocas do ano, e que normalmente desequilibram os orçamentos tais como: natal, ano novo, dias dos pais, dia das mães, dias dos namorados, bem como as ferias. Dividas é preciso anotar todas as prestações ja existentes, colocando os valores e os vencimentos de forma que possam projetar para os meses seguintes os compromissos já assumidos. Hora dos ajustes se os ganhos não são suficientes para todos os gastos, ou se não há folga para os investimentos é preciso escolher o que é mais importante. Os ajustes precisam ser combinados com todos os membros da família, pois o comprometimento de todos para estabelecer as metas é necessário para que depois seja possível cumpri-las, aprendendo assim a controlar os gastos. Estabeleça metas e ações procure estabelecer as metas passiveis de serem atingidas e que poderão desencadear ações objetivas para alcançá-las. Cumprir o acordo para poder cumprir o combinado, é importante ter em mãos sempre as anotações de tudo que é gasto, faça controles que possam ser facilmente cumpridos, tais como uma caderneta, uma folinha para anotar todos os gastos sempre a mão, na carteira, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com