TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo filme - Os Intocáveis

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  2.544 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Nome: Evelise da Silva Giasson

RA: 5382656736

E-mail: evelise.giasson100@gmail.com

Data: 20/04/17

Curso: Ciências Contábeis

Série:

        

Resumo filme “Os Intocáveis”

A atividade escolhida para horas complementares foi o filme “ Os Intocáveis” de Brian de Palma, conhecido por ser um clássico do cinema. Escolhi este devido a matéria no site Exame.com em que a professora Marta Pelúcio, professora dos cursos de MBA da FIPECAFI faz uma lista com 7 filmes que todo contador deveria ver, fiquei curiosa ao saber que esse filme se tratava sobre sonegação de imposto e uso de “laranjas”.

 Nele se retrata a história do temido Al Capone, mafioso que vivia com grande luxo na cidade de Chicago - EUA. Devido a sua vida luxuosa, começaram as suspeitas de sonegação de imposto, pois fazia 4 anos que Al Capone não declarava Imposto de Renda e a suspeita que sua vida se mantinha com o tráfico de bebidas alcoólicas, já que as mesmas eram proibidas em 1930 durante a Lei Seca, gerando assim uma fonte alta de renda. Então entra na cena, o policial Eliot Ness do Departamento do Tesouro. Na sua primeira investigação contra Al Capone, acaba por fracassar devido ao informante estar relacionado a máfia do Al Capone.

Após seu fracasso, encontra o policial de rua Malone, que o surpreende com a experiência e o convida para participar de sua equipe. Malone sugere convidar um novato da Academia de Polícia para fechar a equipe. Agora os 4 personagens (Malone, Eliot, o contador e Stone – o novato) formam o grupo “Os Intocáveis”, devido aos êxitos nas investigações contra Capone. No decorrer das investigações descobrem um esconderijo de bebidas e consequentemente o livro caixa da máfia cheio de códigos e números.

Esse livro caixa seria a prova que precisariam para prender Capone, porém sem testemunha para desvendar os códigos os policiais ficam estagnados. Malone consegue a informação que haveria uma entrega na fronteira com o Canadá de barris de whisky. Os policiais chegam antes e armam uma empreitada com a guarda costeira do Canadá. Na operação conseguem um capanga que iria depor. Indo ao tribunal, este capanga e o contador da polícia é morto. Novamente de mãos atadas, Malone chantageia o chefe de polícia, que conta onde o contador da máfia estaria.

Malone é baleado na sua casa e antes de morrer consegue contar ao Ness onde estaria o contador. Ness e Stone correm para a estação de trem e lá encontram o contador cercado de capangas de Capone. Após tiroteio, o contador vai ao tribunal e revela todos os códigos do livro caixa.

Al Capone não parecia preocupado com as acusações, então Ness resolve investigar e descobre que ele havia subornado todo o júri. Ness ameaça o juiz, mentindo que seu nome está no livro caixa e o juiz resolve trocar o júri. Al Capone é condenado a 11 anos de cadeia por sonegação de impostos. Ao final do filme, Ness deixa o cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com