TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA FISCAL E TRIBUTÁRIO: PRÁTICAS E SUGESTÕES NO PROCESSO DE RECEBIMENTO FISCAL

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SISTEMA FISCAL E TRIBUTÁRIO: PRÁTICAS E SUGESTÕES NO PROCESSO DE RECEBIMENTO FISCAL

Eliana Eiko Kumimoto Cruz

São José dos Campos

2015

Eliana Eiko Kumimoto Cruz

   

SISTEMA FISCAL E TRIBUTÁRIO: PRÁTICAS E SUGESTÕES NO PROCESSO DE RECEBIMENTO FISCAL

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado III, apresentado ao Centro Universitário Uniseb Interativo, no Curso de Ciências Contábeis, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.        

São José dos Campos

2015

SUMÁRIO  

Introdução ................................................................................................................. 05  

1- Análise e Estruturação dos principais problemas e sugestões de melhoria dentro

da empresa................................................................................................................ 07  

1.1 – Sistematização da empresa no mundo............................................................ 07  

1.2 – Compreendendo os conceitos e abordagens para a melhoria contínua

................................................................................................................................... 08  

1.3 – Considerando o relacionamento interpessoal no âmbito da empresa

................................................................................................................................... 08  

1.4 – Acompanhamento tecnológico ........................................................................ 09  

1.5 – Quanto a disposição do espaço físico destinado ao atendimento da clientela

................................................................................................................................... 09  

2 – Como a contabilidade influencia direta e indiretamente os segmentos da

empresa, no perfil do cliente .................................................................................... 10  

2.1 – Quanto a apresentação do cartão de visita e sua devida import

RESUMO

O estágio tem como objetivo para a concedente a melhoria no processo de recebimento fiscal de seus clientes, utilizando como ferramenta software de automação da recepção da Nota Fiscal eletrônica de mercadorias, desenvolvido pela concedente do estágio, a ser integrado ao ERP de seus clientes.

Para atingir esse objetivo, o estagiário teve que passar por diversas atividades, que foram divididas em fases.

As atividades realizadas começaram pelo acompanhamento nas visitas aos clientes, fechamento de contrato, pelo contato telefônico com o cliente para discussão do escopo e cronograma do projeto, passou pelas parametrizações do ambiente de testes e produtivo, testes iniciais, e finalmente com o inicio da emissão da NF-e em ambiente de produção obtendo-se o aceite do projeto pelo cliente.

PALAVRAS-CHAVE: ERP, Nota Fiscal eletrônica, sistema de automação, melhoria.  

 

INTRODUÇÃO

Com o mercado competitivo e a constante evolução tecnológica nas empresas, surge a necessidade de alterações nos processos de todas as áreas das empresas, tornando-os mais ágeis e com redução de custos com mão-de-obra.

O estágio consiste em desenvolver nos clientes da concedente o software que se integra ao ERP e à Receita Federal.

O projeto foi desenvolvido pelo gerente de projetos da empresa, a instalação foi feita pelo consultor técnico e a implantação foi feita pelo consultor funcional e estagiário.

A implantação consiste no desenvolvimento junto ao cliente do cronograma do projeto definido pelo gerente do projeto. Que passa pelo mapeamento técnico, testes, mapeamento dos ajustes, adequação do software junto ao cliente e treinamento.

 

1 - ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS E SUGESTÕES DE MELHORIA DENTRO DA EMPRESA

1.1 - Sistematização da empresa no mundo  

        A tecnologia é cada vez mais enfatizada nos processos das empresas, sejam eles produtivos ou administrativos.

        Na área fiscal não podia ser diferente, o governo, com intuito de aumentar seu poder de fiscalização melhorou e aumentou a quantidade de obrigações acessórias nas empresas e revolucionou a Nota Fiscal, transformando-a em eletrônica com registro instantâneo na SEFAZ e com o número de validações cada vez maior.

        As empresas, para acompanhar todas estas mudanças, estão cada vez mais investindo em tecnologia. A ferramenta oferecida pela concedente do estágio visa trazer maior tecnologia para registro das Notas Fiscais eletrônicas.

Nesta fase do estágio supervisionado, procurou-se foco no desenvolvimento do trabalho de forma a melhorar o processo da empresa, por meio das observações feitas, algumas sugestões de melhoria e execução do trabalho com excelência.

Inicialmente, verifiquei os procedimentos adotados pela empresa para a implantação do projeto junto à seus clientes, que nem sempre leva seus profissionais treinados, gerando desconforto quando o cliente faz questionamentos inerentes à implementação.

Outra situação seria a falta de disponibilidade de recursos mais técnicos no momento em que o cliente apontou a necessidade, gerando atrasos na fase de adequação.

1.2 - Etapas do projeto

Projeto é um empreendimento que se caracteriza por ser um evento temporário, fora da rotina da empresa, com um objetivo único e bem definido.

Se o projeto é confundido com a rotina da empresa, o projeto pode sofrer consequências negativas.

O escopo é a definição das tarefas em um projeto, objetivos e responsabilidades são definidas nele. No projeto, todo escopo foi revisado junto ao cliente e aprovado após aceite do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com