TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - Administração

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

Curso de Administração de Empresas e Ciências Contábeis

ATPS DE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO – 1ª E 2ª ETAPAS

Piracicaba

2013

ATPS DE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO – 1ª E 2ª ETAPAS

Trabalho apresentado, para composição  parcial da média do 1º bimestre para a  disciplina de Teoria da Administração, sob a orientação do Profº. Esp.  Antonio Carlos Ferreira.

Piracicaba

2013


        SUMÁRIO

1.        Introdução        3

2.        Etapa 1        4

3.        Etapa 2        7

4.        Conclusão        

Referências Bibliográficas        


Introdução

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver as etapas da ATPS – atividade prática supervisionada, da disciplina de Teoria da Administração.

Para desenvolver este trabalho foi pesquisada a origem da palavra administração, a oportunidade de estudar sobre os conceitos da administração cientifica de Taylor, a inovadora linha de montagem de Henry Ford, a criação da autoridade e as diretrizes sobre como administrar de Henri Fayol e a burocracia de Max Weber. Também foi pesquisado sobre a revolução industrial e qual a influencia dela no processo da administração.

Através do estudo de caso proposto para essa atividade, com base nos conhecimentos do grupo, sobre Teorias da Administração adquiridos em sala de aula, aplicamos na padaria Q Pão os Princípios da Escola Clássica da Administração a fim de ajudar a organização estrutural da empresa.

        


Etapa 1

Passo 4

Relatório contendo a reflexão do ponto de vista da equipe, sobre os itens pesquisados que a Etapa 1 – Passo 1 solicita.

Administração vem do Latim Ad (direção, tendência para) e Minister (subordinação ou obediência). Significa aquele que presta serviço um ao outro, tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, tanto como individual, familiar, grupal, organizacional ou social.

As organizações dependem da Administração e praticamente tudo depende de organizações, como exemplo, serviços de saúde, água e energia. Fornecendo assim, meios para atender as necessidades das pessoas.

A administração contem Variáveis ou Recursos que sistematizam uma organização, que são: Pessoas, Informações, Conhecimento, Tempo, Espaço, Dinheiro e Instalações.

Foram tantos pensamento e ideias que criaram escolas para ajuntarem autores que usam os mesmos enfoques.

Com o crescimento das empresas industriais, foi necessário desenvolver novos métodos para a administração. Antes não havia a preocupação e responsabilidades com o trabalhador, não havia incentivos, treinamentos e integrações entre os departamentos. Por causa desses problemas de operações fabris surgiu a Escola da Administração Cientifica e a mais conhecida a Escola Clássica da Administração, que tem esse nome pelo motivo de seus integrantes terem criado e sistematizado os conceitos fundamentais da administração para o século XX, lembrando que as indústrias estavam se expandindo e seria necessário criar novas ideias para evitar os desperdícios e agilizar o processo de produção. Os principais nomes da Teoria da Administração e os que tiveram a ideia de criar uma escola para implementar suas teorias são: Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber.

Frederick Winslow Taylor foi o criador e participante mais importante da Escola Cientifica. A administração cientifica passou por três momentos. O primeiro foi de analise de problemas, e os estudos sistemáticos sobre o tempo e as tarefas. O segundo momento Taylor definiu os princípios da administração do trabalho, que resumidamente são Seleção e treinamento pessoal, salários altos e custos baixos de produção, identificação da melhor maneira de executar tarefas e cooperação entre administração e trabalhadores. E o ultimo e terceiro momento onde ocorreu a consolidação dos princípios, a distinção entre as técnicas e princípios e a divisão de autoridade e responsabilidade dentro da empresa. Além de Frederick Taylor, na Escola Clássica participaram Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg.

Ford Implantou na teoria e na prática o método de linha de montagem, padronizando seus trabalhadores e produtos. Feito isso, Ford implantou sua linha de montagem na produção de automóveis, exatamente todo carro produzido pela sua linha de montagem tinha o mesmo tamanho, peso, modelo e cor, foi assim que Ford conseguiu graças a sua linha de montagem e eficiência produzir automóveis em menos tempo que as demais montadoras.

A Teoria Burocrática de Max Weber tinha três características principais que as diferiam de outras teorias, que são: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

Max Weber acreditava que deveria haver leis para que as pessoas se comportassem perante elas, nenhuma pessoa seria melhor ou mais importante que outra mas sim que todas as pessoas seriam iguais perante a lei, esse era o seu ideial. Até mesmo as autoridades que representavam a lei deveriam se agir e se comportar como qualquer outra pessoa.

Weber também defendia a tese de que não deveria haver uma pessoa empregada de outra, mas sim de uma organização. Obviamente que havia cargos com maior nível de poder dentro das organizações, isso lhe dava o direito de dar ordens para as pessoas em cargos de menor valor. Essa tese não se encaixava apenas em organizações, mas também em representantes da lei, eles tinham o poder de dar ordens e logicamente a pessoa deveria acatar, assim como é hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com