TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE FILOSOFIA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO

ALUNOS:  Bruna Martinez e Gustavo Castro

ÉTICA PROFISSIONAL

 Ter uma boa ação no ambiente de trabalho pode ser o caminho para uma carreira de sucesso e é uma das coisas mais valorizadas no mercado de trabalho. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho que a pessoa convive. No meio corporativo a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores e para o profissional ela adquiri credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.

O QUE É ÉTICA PROFISSIONAL?

A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização, assim a ética profissional é de interesse e importância da empresa e também do profissional que busca o desenvolvimento de sua carreira. Além da experiência e autonomia em sua área de atuação o profissional que apresenta uma conduta ética conquista mais respeito, credibilidade, confiança e reconhecimento de seus superiores e de seus colegas de trabalho. A conduta ética também contribui para o andamento dos processos internos, aumento de produtividade, realização de metas e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do clima organizacional. Quando profissionais e empresa se preocupam com valores e princípios éticos como gentileza, temperança, amizade e paciência, existem bons relacionamentos, mais autonomia, satisfação e inovação. Para isso, é conveniente que a empresa tenha um código de conduta ética, para orientar o comportamento de seus colaboradores de acordo com as normas e postura da organização.  

BENEFÍCIOS DA ÉTICA NO TRABALHO

O profissional ético é naturalmente admirado, pois o respeito pelos colegas e pelos clientes é o que dá destaque a ele. A ética seria uma espécie de filtro que não permite a passagem da fofoca, da mentira, do desejo de prejudicar um colaborador, entre outros aspectos negativos. Os líderes são profissionais éticos, importantes para o desenvolvimento de competências do cargo com sucesso. Os que escolhem a ética preferem oferecer feedbacks, em vez de deixar o ambiente de trabalho sem harmonia e são honestos quanto às próprias condições, ou seja, não inventam mentiras para se livrar dos erros. Praticar a ética profissional no ambiente de trabalho traz benefícios e vantagens a todos uma vez que ela proporciona crescimento na empresa e a todos os envolvidos. Com uma conduta ética bem estruturada é possível contribuir para a melhora do clima organizacional, do trabalho em equipe e respeito incomum entre todos os colaboradores. E com um ambiente de trabalho mais harmônico é possível ter profissionais mais engajados, motivados e satisfeitos.

A ÉTICA PARA O PROFISSINAL CONTÁBIL

O contador deve saber trabalhar dentro dos limites da honestidade e dignidade de seus atos, identificando os princípios morais que orientam sua conduta produzindo uma imagem verdadeira da profissão a ser repassada para a futura geração de profissionais. Aquele contador que desrespeita a uma das regras quando seus interesses individuais são diferentes dos interesses da sociedade, ele assume o risco da penalidade, isto se resume num método adotado pela sociedade para proteger seus valores éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com