TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria administrativa

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA-TAUBATÉ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRISCILA R. MOREIRA R.A 6816450151

TACIANE P. CARDOSO R.A 6816450106

THAIS MONTEIRO R.A 6451308244

JULIANA GOMES R.A 7078542073

GABRIELY R.A 6526261741

GISLENE NAGGY R.A 6825463132

JESSICA R.A 3730708468

ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA Q PÃO

TAUBATÉ

2013


Sumário

INTRODUÇÃO.        

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ADMINSTRAÇÃO.        

POSSÍVEIS ERROS, QUE PODEMOS IDENTIFICAR COM BASE NAS TEORIAS ADMINSTRATIVAS OU ESCOLAS.        

IDENTIFICANDO OS ERROS NA GESTÃO DA PADARIA Q PÃO E ADOÇÃO DE NOVAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS.        

PAPEL DOS GERENTES E ADMINSTRAÇÃO DA QUALIDADE        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO.

A partir do estudo da evolução do que é o conceito de administração, buscaremos identificar e apontar as medidas para melhorar a gestão da padaria Q PÃO, tentando adequar os mais diversos conceitos e teorias administrativas a realidade do empreendimento do senhor Bread, orientando-o quanto a que medidas são necessárias, em quais setores precisa haver intervenção, todas estes passos visam levar a padaria Q PÃO a máxima eficiência e consequentemente melhorar a qualidade de seus serviços e produtos prestados e oferecidos, aumentar a satisfação de seus clientes externos e internos (funcionários), ter uma gestão de seus recursos eficaz, medida que evitará desperdícios e melhor alocação de seus recursos financeiros.

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ADMINSTRAÇÃO.

Administrar é um processo de tomada de decisão com foco em objetivos e na utilização de recursos. As principais funções da administração são: Planejar, organizar, liderar, executar e controlar.

Logo após a revolução industrial houve inovação no foco da administração em relação ao papel dos gerentes, transferindo parte do poder de decisão para funcionários operacionais. Com a globalização o foco tornou-se a competitividade, as decisões tinham que ser consideradas globalmente, pois as empresas não participavam somente do mercado interno. Com essa mudança no cenário mundial as empresas necessitaram investir em tecnologia da informação para conseguir gerenciar todas as informações de mais ágil. A partir do final do século XX e inicio do século XXI os administradores perceberam a importância do empreendedorismo, buscaram incentivar o espírito empreendedor em seus colaboradores E também perceberam a necessidade de se preocupar com a maneira como eram produzidos seus produtos e seus impactos no meio ambiente e na sociedade, pois o perfil de seus consumidores mudou e com isso a exigência do padrão de qualidade tanto para a imagem da empresa quanto para atender a legislação. Com a evolução na administração os gestores perceberam a necessidade de mudar as políticas de incentivo a seus empregados que respondiam muito melhor a benefícios que melhoram a qualidade de vida. Nos dias atuais a nova administração teve que se adequar a gestão do terceiro setor que esta emergente no mercado.

A administração não existia até a revolução industrial, pois não existiam indústrias, nem operários, nem processo operacional. Os produtos eram produzidos de forma artesanal pelos artesões e por isso não havia processo de produção, sendo cada produto único e diferenciado até mesmo pelo preço de produção.

Com a revolução industrial surgiram as indústrias e consequentemente uma mudança na fabricação dos produtos, em que os processos deixaram de ser artesanais e passaram a ser mais industrial. Através dessa mudança os donos dos capitais passaram a querer ter mais controle sob os trabalhadores que antes detinham todo o poder do produto, então passaram a exercer uma forte pressão nos trabalhadores para melhorar seus desempenhos.

Essa pressão fez surgir os sindicatos, que passaram a cobrar os direitos dos trabalhadores que eram explorados pelos donos das indústrias. Diante dessa situação e de todo o processo que envolve a fabricação e distribuição de produtos surgiu à necessidade de administrar os recursos, as pessoas, os processos e etc.

Por causa dessa mudança no cenário social em que muitos trabalhadores saíram de áreas rurais para viver nas cidades, devido ao melhor poder aquisitivo da população, apareceram novas necessidades, como saúde, moradia, educação, segurança, e assim o governo teve que melhorar a administração pública e melhor utilização dos recursos que obtinham.

O maior problema da revolução industrial foi à falta de valorização nas pessoas, pois o homem não era visto como individuo e sim como uma máquina que produzia lucros para os detentores de capital, sob quaisquer condições. E muitas vezes essas condições eram condições precárias, praticamente trabalhos escravos com crianças que trabalhavam muitas horas por dia.

A revolução industrial marcou uma mudança no cenário mundial e até hoje sofremos impactos dessa mudança, nos nossos hábitos de consumo, no trabalho e etc. Tivemos muitos ganhos em relação ao processo industrial e administrativo, pois hoje estudamos para melhorar nossos processos e ser cada vez mais eficaz e lucrativo. Porém os resultados de hoje foram sob muito sofrimento das pessoas do passado que enfrentaram essas mudanças e que precisaram lutar para conseguir seus direitos e deixar de ser explorados pelas pessoas que tinham maior poder e assim mais influência.

POSSÍVEIS ERROS, QUE PODEMOS IDENTIFICAR COM BASE NAS TEORIAS ADMINSTRATIVAS OU ESCOLAS.

O filme tempos modernos de Charles Chaplin demonstra claramente a época do modernismo e capitalismo após a revolução industrial.

O excesso de serviço na empresa e a necessidade de produzir cada vez mais acabavam escravizando os funcionários e seus direitos trabalhistas não sendo respeitados, como é demonstrado no filme e também podem ser observadas em algumas empresas hoje em dia, muitas vezes, ocorre devido a alta demanda dos produtos e a necessidade de obter cada vez maiores lucros fazendo com que os trabalhadores tenham que trabalhar dobrado. Por isso os funcionários eram tratados como maquinas e assim eram expostos às más condições de trabalho e isso refletia na qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (222.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com