TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em Grupo

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno:

Ana Paula de Souza Leão e Silva Nogueira. RA: 1711493

POLO

Jaboatão dos Guararapes

2017

Leiam o texto a seguir, de Fabio Altman, jornalista brasileiro, retirado da revista Época Negócios. Com base em reflexões sobre o texto presentado e com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo a metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.

                       ALTMAN, Fabio, Sua empresa é uma orquestra? Época Negócios, São Paulo, jul. 2007.

As companhias modernas, ancoradas na inovação aberta, cada vez mais atentas ao consumidor global, dependem do conhecimento e da rica informação de especialistas (os músicos, virtuoses), da divisão de trabalho (as seções de uma orquestra) e da capacidade de colaboração em grupo (a própria orquestra). “Não conheço empresa perfeita, assim como não existem orquestras perfeita”, diz Carlos Osmar Barreto, professor da Fundação Getúlio Vargas e amante da música clássica, estudioso das ideias de Drucker. “Mas possivelmente não há, ainda, metáfora mais adequada que comparar o maestro a um presidente de empresa e os departamentos de uma companhia às seções de uma sinfônica.”  É hora, portanto, de revisitar o caminho de Drucker. Para trilhá-lo, nada como um passeio pelos bastidores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, comandada pelo regente John Neschling, que o jornal francês Le Monde definiu, no início do ano, como “um milagre musical proveniente de São Paulo”.

RESPOSTA: 

Após a conclusão do estudo da I e II Unidade de Estudos Disciplinares I, e como base no texto acima, fica claro que a comparação de uma Orquestra Sinfônica com uma Organização são bastante semelhantes, pois da mesma forma que um maestro rege a determinada Orquestra, o Administrador da empresa administra a Organização. Bem como, ambos dividem “seus setores”, cada um com tarefas a cumprir em prol da Orquestra/Organização. Exemplo: o setor de violonistas e o setor de RH, cada um com sua função particular.

 Não tem como negar essa grande semelhança, pois percebemos que uma grande Orquestra/Organização quando é regida/administrada por grandes e respeitados Maestros/Administradores, de fato é uma Orquestra/Organização de sucesso. Pois tudo aquilo que se é feito com exatidão, clareza e honestidade, tem grandes méritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com