TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual 6 semestre

Por:   •  12/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Ciências contábeis

giovanni carniel

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

[pic 4]

Concórdia

2015

giovanni carniel

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Unopar – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Perícia, Auditoria e Atuária, Controladoria, Planejamento Tributário, Seminário VII.

Professores: Agnaldo Pereira, Regiane Moraes, Joenice L. D. Dos Santos, Fábio R. Proença, Valdeci D. S Araújo.

Concórdia

2015

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        04

2 DESENVOLVIMENTO        05

6 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


1  INTRODUÇÃO

Neste trabalho eu irei descrever diversos assuntos sobre as áreas de atuação da Contabilidade, o importante papel do profissional contábil nos dias de hoje para as empresas, elaborando as demonstrações, realizando relatórios e auxiliando os responsáveis na tomada de atitudes, principalmente nos dias de hoje a onde o nosso país passa por dificuldades, com isso também irei descrever o que é, a importância e suas vantagens de realizar um bom planejamento tributário para a redução do pagamento de impostos e taxas, também descreverei sobre as varias áreas de atuação do profissional contábil que vem ganhando cada vez mais importância, também vou descrever sobre o que é Auditoria e Controladoria e suas devidas importâncias, pericia contábil e quem pode exercer a função de perito contador e quais os requisitos.

     

2   DESENVOLVIMENTO

       

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os gestores no processo de gestão, planejamento, execução e controle, bem como no processo de tomada de decisão, Com o grande avanço das novas tecnologias de informação na área contábil é necessário o entendimento e a eficiência do profissional de Contabilidade nos dias de hoje para tomada de decisões. O Contador passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam a tomada de decisão, o profissional contábil possui um papel fundamental na sociedade, pois é a partir das informações geradas e fornecidas por ele, que os usuários da contabilidade tomam decisões empresariais. Os profissionais de contabilidade, na realização de suas atividades, geram informações que afetam diretamente a vida das pessoas, das entidades, do Fisco, de investimentos, de clientes, de credores, de administradores e demais usuários, sem ajudar qualquer um em particular. O atual contador envolve-se sim na preparação das demonstrações econômico-financeiras, porém ele esta muito mais concentrado na orientação, ou seja, esta trabalhando mais como um consultor, do que efetivamente um executor, uma vez que de posse dos relatórios emite opiniões, as quais auxiliarão o desenvolvimento dos negócios dos seus clientes se ouvidas. O mercado de trabalho do contador é amplo e atrativo, como toda pessoa jurídica (empresa) necessita de no mínimo um contador, a área de perícia contábil e auditoria tornam-se pontos fortes entre as opções de emprego que estão em alta nesta área. Também, para os profissionais que já possuem alguma experiência na área, é muito comum abrirem seus próprios escritórios e prestar consultorias próprias, onde prestam serviços para empresas, realizando demonstrações financeiras, consultoria tributária, entre outras. O contador pode atuar em diversos meios como: Empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil, auditor externo, interno e independente Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc. Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal, analista de contabilidade, professor da área contábil.

 A auditoria é uma análise das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, realizada por profissionais contadores, com a finalidade de garantir a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.   A auditoria também tem uma importância muito grande, pois ela também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los, as auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores. Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos:

- Auditoria Financeira: auditoria financeira, tem por objetivo a auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo, o objetivo geral de uma auditoria  das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor demonstre uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

- Auditoria de cumprimento: a auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.

- Auditoria Operacional: auditoria operacional é uma avaliação mais ampla da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O objetivo desta auditoria é avaliar o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos.

                          A Controladoria é um segmento da contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração que tem como intenção auxiliar os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional. A função é gerar informações sobre desempenho, monitorar o processo de elaboração do orçamento, definir padrões, planejar resultados com foco no equilíbrio organizacional e prevenir qualquer tipo de excesso, desperdício ou minimizar a possibilidade de possíveis fraudes, além de alimentar os controles internos da organização. Uma das vantagens da Controladoria é apresentar a administração segurança e consistências nas informações financeiras, o que permite aos administradores entenderem melhor seus processos e tornar possível o feedback das informações nos ambientes em que é implantada, permitindo assim o acompanhamento e o controle do processo para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com