TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicabilidade da Lei Maria da Penha

Por:   •  22/4/2021  •  Artigo  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ROGER SILVA DE SOUZA

QUEM NÃO ESCREVE BEM... PERDE O TREM!

MANAUS

2013

ROGER SILVA DE SOUZA

QUEM NÃO ESCREVE BEM... PERDE O TREM!

Resenha Crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Redação Técnica, pelo Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Norte, ministrada pela professora Lidiane de Souza Assante.

MANAUS

2013

QUEM NÃO ESCREVE BEM... PERDE O TREM!

BLIKSTEIN, Izidoro. Quem não escreve bem... perde o trem!. Série Princípios. Técnicas de Comunicação Escrita. Editora Ática. p. 5-12.

Profundo conhecedor da língua portuguesa, Izidoro Blikstein atuou, por longos anos, como docente da Universidade de São Paulo. Com doutorado em letras pela mesma Universidade de São Paulo, firmou-se como um dos grandes nomes da comunicação corporativa. Publicou diversos livros, com destaque para Técnicas de Comunicação Escrita, de cujo escopo se extrai o texto que intitula a presente análise.

Na obra em tela, um bilhete redigido sem a devida atenção foi capaz de provocar uma série de desencontros e consequências desastrosos para os personagens envolvidos. O gerente de uma corporação, ao solicitar à secretária medidas no sentido de providenciar uma passagem que lhe garantisse o deslocamento para outra cidade, em determinado horário, utilizou-se de uma redação prolixa e empobrecida. O resultado da prática foi um total desencontro entre o que foi pensado pelo gestor e o que foi executado pela funcionária.

Para o gerente, suas determinações não foram observadas, na medida em que a secretária não cumpriu com o determinado. Esta, por sua vez, ciente estava de haver atendido, com exatidão, a incumbência que lhe fora atribuída. Cada um, à sua maneira, sob o reflexo do entendimento do texto utilizado, deu ao mesmo a interpretação julgada correta.

Fincado numa narrativa aparentemente boba, tem o escrito a finalidade de chamar atenção para a necessidade de se escrever com clareza e correção. E nessa leitura, soa razoável observar que a correção mencionada não deve se restringir apenas aos aspectos meramente ortográficos da escrita. Deve, outrossim, privilegiar os detalhes semânticos e sintáticos da redação produzida.

Qualquer texto produzido deve primar, essencialmente, pela compreensão e coerência, com vistas a cumprir a sua finalidade maior, ou seja: constituir-se instrumento de clareza na transmissão de uma informação. Nenhum valor é agregado à redação, nem tampouco, ao objetivo respectivo se o ato de escrever é eivado de vícios e incorreções. O resultado dessa prática é, quase sempre, caracterizado por distorções na comunicação, assim gerando uma celeuma indesejada.

Por que a comunicação é essencial ao profissional da Engenharia Mecânica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com