TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Aprofundamento

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UDF

FACULDADE DE DIREITO

Karine Semchechen Bridi

Atividade de Aprofundamento (AP II)

Brasília

14 de setembro de 2015.


1) Repita a experiência que Milton Friedman realizou com o lápis, conforme vimos na contextualização: escolha um objeto que você usa cotidianamente, liste os elementos que o compõem, as respectivas origens, os personagens que tornaram a produção/existência desse objeto possível e explique com suas palavras como eles foram reunidos.

Cédula de dez reais

A partir do Plano Real em 1994, a moeda que vigorava à época foi substituída pelo real. Desde então a cédula de dez reais passou a ser confeccionada pela Casa da Moeda do Brasil.

Para sua confecção, o desenho da cédula é feito por um artista, que a esboça com lápis e tinta e, depois, em programas computadorizados os maiores detalhes para tornar difícil a falsificação são criados. A reprodução do desenho no papel é feita em uma chapa, por um gravador que usa ferramentas afiadas numa folha de talha. Nessa etapa um amplo número de cédulas é confeccionado ao mesmo tempo. Para a coloração das cédulas, as tintas são meticulosamente misturadas para dificultar a falsificação, e além disto, o papel utilizado é feito de fibra de algodão e linho, para a maior resistência. Após, as chapas litográficas, feitas a partir da folha de talha, imprimem o desenho do fundo. Depois a chapa confecciona a principal imagem da nota, que no caso, de um lado trata-se de uma Efígie Simbólica da República, enquanto no outro contém a gravura de uma arara. Por fim, há a impressão de um número de série em cada nota, e as fitas metálicas são inseridas, para maior segurança contra a falsificação das cédulas.

Ao final as notas são separadas por uma guilhotina, e então são embaladas em pacotes e entregues a diversos bancos por todo o país.

2) Cite e explique um efeito positivo e um efeito negativo da globalização no Brasil.

Um benefício que a globalização trouxe foi a facilidade de comprar um produto importado em várias lojas físicas ou em comercio eletrônico, muitas vezes fabricado na China, que possui um valor inferior e melhor qualidade do que aqueles encontrados em seu país.

Em contrapartida, com o aumento da concorrência, as empresas precisam cortar custos para diminuir preços dos produtos, e isso reflete diretamente no trabalhador. Empresas buscam mão-de-obra barata, assim, muitas vezes precisam instalar suas fábricas em locais onde pagam salários mais baixos, trazendo uma enorme carência de empregos em cidades onde os salários são melhores.  Além disto, com a alta concorrência entre empresas e produtos, homens são cada vez mais substituídos por máquinas que produzem de forma mais rápida e barata, o que aumenta ainda mais a taxa de desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com