TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Audiência Admonitória

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Sul Americana

Goiânia, 12 de Setembro de 2019

Nomesss

Audiência Admonitória

A Audiência Admonitória acontece desde 2007 na cidade de Aparecida de Goiânia – GO para a ciência da medida socioeducativa dos menores infratores. Em uma data única no mês aproximadamente 30 adolescentes participam da audiência junto aos pais ou responsáveis. Ocorre de forma clara e pedagógica uma explanação sobre o ato infracional cometido pela criança e o adolescente, o tratamento imposto pelo ECA e as medidas socioeducativas previstas e aplicadas. Reproduz-se os termos com todas suas condições, fazendo-se as explicações necessárias, inclusive com as advertências pelo não cumprimento da medida socioeducativa.

É importante ressaltar que, segundo a súmula 108 do Superior Tribunal de Justiça, a competência é exclusiva do juiz para a aplicação das medidas socioeducativas que são previstas no art. 112 do ECA, como dispõe a Súmula nº108 STJ: “A aplicação de medidas socioeducativas ao adolescente, pela prática de ato infracional, é da competência exclusiva do juiz”.

A advertência é a primeira medida socioeducativa prevista no art.112, I, do ECA, sendo que ela consiste em uma admoestação verbal, conforme disposto no art. 115, ao dispor que: “A advertência consistirá em admoestação verbal, que será reduzida a termo e assinada”. Essa admoestação verbal é feita pelo juiz a pessoa do menor infrator e esta deve ser feita com a presença dos pais do adolescente ou responsável. Essa admoestação consiste no fato de o juiz ler o ato que foi cometido pelo adolescente e, por conseguinte, o seu comprometimento de que tal ato não se repetirá. Será reduzida a termo e assinada em uma audiência admonitória, a primeira para que constem as exigências e as obrigações que devem ser cumpridas pelo adolescente e a segunda deverá conter as assinaturas do juiz, do promotor, do adolescente e de seus pais ou responsáveis.

A pauta de audiência admonitória estava bastante comprometida com o número excessivo de audiências individuais a serem designadas, além de ser bastante formal e desinteressante para o adolescente e seus responsáveis. Houve assim a necessidade de enxugar essa pauta, uma vez que as audiências estavam morosas, muitas eram designadas para cerca de meses após a conclusão do processo de apuração do ato infracional. Assim a audiência que é prevista na Lei n. 9.096/90 - ECA deixou de ser formal, individual para ser coletiva e mais criativa. Além do que, tornou-se mais compreensível e pedagógica.

Com a audiência admonitória a criança ou adolescente compreende e sana todas suas dúvidas sobre a medida socioeducativa que deverá cumprir. A informalidade nesse tipo de audiência traz maior compreendimento diante do menor infrator, que se sente mais à vontade diante do juiz, do promotor de justiça, da advogada da Procuradoria da Assistência Judiciária e os membros da Equipe de Cumprimento de Medidas Socioeducativas. Além de causar mais impacto sobre o delito cometido e outros que podem vir a ocorrer, pois há palestras sobre temas diversos que abordam as situações de risco na adolescência, como droga, alcoolismo, sexo, violência, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com