TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação de Conhecimento de Paternidade

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BREJOLÂNDIA – ESTADO

                                MARIA JOAQUINA SILVA, menor impúbere, portadora do RG n°, inscrita no CPF n°, representada por sua genitora CARLOTA JOAQUINA, nacionalidade, estado civil, caixa de supermercado, portadora do RG n°, inscrita no CPF n°, residentes e domiciliadas à Rua, n°, Bairro, na cidade e comarca de Brejolândia - Estado, CEP, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu advogado que esta subscreve, ingressar com a presente:

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE C/C AÇÃO DE ALIMENTOS COM PEDIDO DE ALIMENTOS PROVISÓRIOS

                                Em face de PAULINO SILVA, nacionalidade, estado civil ignorado, empresário, portador do RG nº, inscrito no CPF nº, residente e domiciliado à Rua, n°, Bairro, na cidade e comarca - Estado, CEP, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I - DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA

                                A Autora pleiteia os benefícios da Justiça Gratuita assegurado pela Constituição Federal, artigo 5º, LXXIV, conforme declaração anexa, nos termos do artigo 98 e seguintes da lei nº 13.105/2015, NCPC, por ser pessoa hipossuficiente e não poder arcar com as despesas do processo sem prejudicar seu sustento e de sua família.

II - DO CABIMENTO DA CUMULAÇÃO DE ALIMENTOS NA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

                                No ordenamento jurídico hodierno não há nenhum impedimento para a cumulação de pedidos como ocorre no caso em tela, pelo contrário. O artigo 327 do NCPC prevê a possibilidade de cumulação de pedidos, desde que preenchidos os requisitos do seu § 1° e 2°, segue ipsis litteris:

“Art. 327. É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão.

§ 1º São requisitos de admissibilidade da cumulação que:

I - os pedidos sejam compatíveis entre si;

II - seja competente para conhecer deles o mesmo juízo;

III - seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.

§ 2º Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, será admitida a cumulação se o autor empregar o procedimento comum, sem prejuízo do emprego das técnicas processuais diferenciadas previstas nos procedimentos especiais a que se sujeitam um ou mais pedidos cumulados, que não forem incompatíveis com as disposições sobre o procedimento comum.”

                                A Autora preenche os requisitos supra expostos, pois, os pedidos são compatíveis, são direitos da criança e no presente caso a ação de alimentos tem o rito próprio da lei especial, mas, conforme previsão do § 2°, a Autora pode optar por cumular os pedidos e adotar o procedimento comum. Demostrado o amparo legal para a cumulação de pedidos, atendendo aos princípios da economia e celeridade processual e obedecendo ao mandamento previsto no artigo 694 do NCPC que dispõe que “Nas ações de família, todos os esforços serão empreendidos para a solução consensual da controvérsia, devendo o juiz dispor do auxílio de profissionais de outras áreas de conhecimento para a mediação e conciliação.” a presente ação com a cumulação de pedidos merece ser aceita, processada e julgada.

III - DA AUDIÊNCIA PRÉVIA DE CONCILIAÇÃO

                                Nos termos do artigo 319, inciso VII, NCPC, a Genitora manifesta o interesse em resolver a lide de forma consensual, pois pretende dirimir o litígio de forma célere.

IV - DOS FATOS E FUNDAMENTOS

                                A Genitora teve um relacionamento afetivo com Paulino Silva por um período de 07 anos e, nas vésperas no casamento, o ex-casal decidiu pelo fim da relação. Conquanto, após 03 meses do término do relacionamento, Carlota Joaquina descobriu que se encontrava em período gestacional, momento em que procurou seu ex-namorado para informá-lo da gravidez, mas foi ignorada pelo mesmo.

                                A rejeição pelo requerido se repetiu quando Carlota Joaquina o comunicou sobre o nascimento da filha, ora autora, reiterando sua negação quanto à paternidade de Maria Joaquina, consequentemente, negando-se a prestar qualquer assistência material à criança.

DA INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

                                Nos termos do artigo 1.607 do Código Civil,

 “o filho havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais, conjunta ou separadamente.”

                                Conforme preceitua o artigo 1.609 do mesmo diploma legal, o reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e poderá ocorrer: no registro do nascimento; por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório; por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém.

                                Ainda, o Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8.069/90) expressa em seus artigos 26 e 27 a extensão ao direito de personalidade, in verbis:

“Art. 26. Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura pública ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.”

“Art. 27. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de justiça.”

                                No que tange à prova da paternidade, merece destaque a norma do artigo 1.605 do Código Civil, segundo o qual:

na falta, ou defeito, do termo de nascimento, poderá provar-se a filiação por qualquer modo admissível em direito: I – quando houver começo de prova por escrito, proveniente dos pais, conjunta ou separadamente; II – quando existirem veementes presunções resultantes de fatos já certos”.

                                Desta maneira, a Autora tem direito ao reconhecimento do vínculo de paternidade.        Dispõe expressamente o artigo 1.616 do Código Civil que a declaração de paternidade decorrente da sentença tem os mesmos efeitos do reconhecimento da paternidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com