TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA

Por:   •  21/3/2018  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE

REDE DE ENSINO DOCTUM

[pic 2]

A CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA

O documentário discorre sobre a elaboração do texto constitucional pela Assembléia Nacional Constituinte, instaurada em 1º de fevereiro de 1987, apresentando discussões sobre os dispositivos da nova Carta Magna referentes à defesa dos direitos e garantias individuais, à afirmação da dignidade humana e aos direitos dos trabalhadores e minorias.

José Sarney emprazou a assembléia para pronunciar que a emenda determinava que os deputados fossem incumbidos a elaborar uma nova Constituição Federal. Desta forma, foi formada a denominada comissão de sistematização, que iria sistematizar o trabalho das outras comissões, mas que cumpriria ao relator o texto final, contando que ele tivesse seguindo a orientação da comissão sistemática.

A Assembléia Nacional Constituinte, foi criada em fevereiro de 1987 com o objetivo de aprimorar, normatizar e regulamentar os atos civis da sociedade brasileira. O seu regimento interno abriu oportunidades para a população integrar-se denotando emendas populares. O seu texto constitucional aplica de modo teórico as normas visando tornar o estado igualitário, fraterno e desenvolvido para alcançar  no decurso  de  sua  existência  a  sociedade intelectual, ou  seja, o instrumento que tem como intuito gerar  a  harmonia  e  a  solução  amena  das controvérsias, assim claro no texto. A população participou colaborando com várias sugestões, tal como: as cotas raciais, os direitos das mulheres, da criança e do adolescente, dos indígenas, dos trabalhadores rurais, dos aposentados.

A Constituição Federal, colocando seus princípio e determinando a  democracia  como  seu  regime  político,  tem  seus  fundamentos manifestados,  assim sendo: a  soberania,  que  determina  total  poder  sobre  o  estado;  a  cidadania,  fundamento  que  estabelece  ao  cidadão  de  integrar-se  das  deliberações  públicas  do  estado, ou  seja,  o  voto  direto;  a  dignidade  da  pessoa  humana,  fundamento  que gera  a  valorização  do   ser  humano o  respeito  geral, as  decisões  e características  do próprio  ser  perante  da  sociedade;  os  valores  sociais  do  trabalho  e da  livre-iniciativa,  fundamento  caracterizado  ao  direito  de  escolha do ser no  âmbito profissional;  o  pluralismo  político, o fundamento  estabelece que todos partidos políticos democraticamente tem direito a participação de  procedimentos  eleitorais.

O maior obstáculo enfrentado no país foi a inflação, tendo o governo que ampliar os tributos para exercer com o que foi mencionado na carta magna e no fim a população acabou pagando. É possível observar que desde a criação da Constituição os tributos já começaram a ampliar e a população a arcar com custos muitas vezes abusivos.

A cidadania está de modo direito ligada com a relação entre o povo e o direito de integrar-se nas deliberações administrativas do Estado, implementando vínculo com os direitos, sejam eles políticos ou econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com