TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A NÃO RECEPÇÃO DO CODIGO DE PROCESSO PENAL

Por:   •  14/12/2018  •  Artigo  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A NÃO RECEPÇÃO DO CODIGO DE PROCESSO PENAL

Nos primórdios da existência humana, a Justiça se fazia pelas próprias mãos, conforme diz o ditado “olho por olho, dente por dente”, desta forma, a punição de um individuo por algo praticado que era considerado ilícito era a mesma ação por ele praticada, ou seja, aquele que matava alguém injustamente teria a pena de morte.

Com o passar do tempo, com a evolução política e social dos povos e com o surgimento do Estado, iniciaram-se a criações de leis e a limitação do poder de decisão do cidadão por conta própria. A segurança social e a ordem passaram a ser um monopólio do Estado, que determinada, muitas vezes de forma autoritária, o que e quem deveria ser punido e a forma dessa punição.

Assim, surge a pena pública, e, consequentemente o Processo Penal, de uma forma mais ampla, como instituição estatal e única estrutura, meio, modo e instrumento legitimo para a solução de um conflito envolvendo um ou mais ilícitos criminais e a eventual aplicação da pena.

A história do direito processual penal, no Brasil, retrata uma historia de relação entre o direito de e de punição, passando por diversas óticas, sendo as questões penais relacionando o homem como sujeito. A história do poder punitivo é rude, pois é capaz de suprimir a liberdade e, em alguns casos até mesmo a própria vida.

O direito processual, diferentemente do direito penal que se preocupa em definir os crimes e atribuir-lhe pena, é aquele que regulamenta o modo de como é demonstrada a verdade sobre o fato típico e, ainda, da responsabilidade criminal, sendo o que determina o quanto e como a pessoa será punida pelos seus atos.

O Brasil se tornou independente em 1822. Apesar desta conquista política, ainda herdamos de Portugal as normas processuais contidas nas Ordenações Filipinas (1603), Manuelinas (1521) e Afonsinas (1456), além de continuar vigorando as leis portuguesas até o surgimento das próprias leis brasileiras.

Com a Constituição Imperial de 1824, determinou-se a elaboração de um código criminal, fundado nas sólidas bases da justiça e equidade, sendo em 29 de novembro de 1832 aprovado o Código de Processo Criminal, dando autonomia judiciária aos municípios, cujo poder era concentrado nas mãos dos juízes de paz, eleitos pela população local.

Após muitas reformas e constituições promulgadas, em 03 de outubro de 1941 fora criado o Código de Processo Penal que vigora até os dias atuais. Foi criado durante o período da ditadura de Getúlio Vargas, sob a égide e os valores do Estado Novo.

As principais Leis Federais que tutelam basilarmente a persecução penal, continuam sendo as da década de 40, condizentes com a época que entraram em vigor: o Estado Novo’ regime autoritário que perdurou de 1937 a 1945, cuja base jurídica foi a Carta ditatorial de 1937, os quais buscaram inspiração, inclusive, no chamado Codice Rocco italiano, concebido durante o regime fascista enfrentado pela Itália no decorrer de 1930 (QUEIROZ, 2017, p. 23).

A grande influencia para este Código Processual foi a Constituição de 1937, conhecida como Polaca, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas, onde se caracterizava a concentração dos poderes nas mãos do chefe do Executivo, com um conteúdo fortemente centralizador, acabando com o liberalismo e admitindo a pena de morte.

Assim, o nosso sistema Processual Penal possui um forte caráter inquisitivo, onde o juiz, ex ofício (sem a provocação das partes), pode determinar a condenação de alguém, independente se existem provas ou não, violando, de forma explicita, os direitos e garantias fundamentais do ser humano.

Porem, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, houve significativas alterações do código de Processo Penal, com o intuito de harmoniza-lo a nova ordem constitucional, retirando, assim, suas características inquisitivas, predominando apenas o modelo acusatório.

“Neste contexto, espelhando a Lex Fundamentalis o modelo acusatório e inserindo a legislação infraconstitucional normas que sugerem o modelo inquisitivo, duas soluções se apresentam: ou se considera inconstitucional, por violação do sistema acusatório, todo e qualquer dispositivo infraconstitucional que consagre procedimento incompatível com as regras desse modelo; ou, então, busca-se conferir a tais previsões legislativas interpretações conforme a Constituição Federal. Cogitar de uma terceira possibilidade, qual seja, a coexistência do sistema inquisitivo previsto em dispositivos de legislação infraconstitucional juntamente com o sistema acusatório assegurado em normas constitucionais, a nosso ver, implica negar vigência à Constituição Federal enquanto Lei Maior.” (Avena, 2010, p.16).

Toda a norma aplicada, com base no Direito Processual Penal, deve passar pelo crivo da Constituição Federal de 1988, para se verificar se aquela foi recepcionada por esta, e se está em consonância com os direitos e garantias fundamentais previstos, já que ambas lidam com liberdades publicas e direitos indisponíveis, como o direito de ir e vir, por exemplo.

De acordo com Grinover, citada por Fernandes (2002, p. 16-17):

“o importante é ler as normas processuais a luz dos princípios e das regras constitucionais. É verificar a adequação das leis à letra e ao espirito da Constituição. É verificar os textos legais à luz da ordem constitucional. É, como já se escreveu, proceder à interpretação da norma em conformidade com a Constituição. E não só em conformidade com sua letra, mas também com seu espírito.”

Na nossa atual Constituição Federal, existem fundamentos principiológicos que devem ser observados para a elaboração, interpretação e aplicação das normas jurídicas existentes em nosso país.

Assim, entende-se que a Constituição é uma norma hipotética fundamental que constitui como fundamento de validade ultima de todo o ordenamento jurídico, sendo a lei suprema do Estado.

Com isso, deveria ter acontecido uma reescritura das normas infraconstitucionais com objetivo de alinhar e harmonizar todo o ordenamento jurídico, rompendo com toda a base ditatorial e eliminando qualquer resquício inquisitorial.

Houve uma recepção formal da Constituição com o ordenamento jurídico penal vigente, contudo não ocorreu uma recepção constitucional material, pois tais Códigos estão quase totalmente influenciados por ideologias, sistema de estado, sistema de governo, sistema processual distintos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com