TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIMINOLOGIA MIDIÁTICA PODE ACELERAR O PROCESSO DE ENCARCERAMENTO?

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

DE QUE FORMA, DE ACORDO COM O TEXTO, A CRIMINOLOGIA MIDIÁTICA PODE ACELERAR O PROCESSO DE ENCARCERAMENTO?

A priori o homem ao integra-se a uma comunidade, apreende os costumes característicos de seu grupo social, instituindo com o seu semelhante uma convivência, formando uma consciência coletiva, a qual auxilia a formação de sua personalidade e de sua história, que depende das experiências reais com os outros.

Partindo dessa premissa, e perceptível que a sociedade influi diretamente no comportamento do homem membro desta coletividade e como tal, expressa seu pensamento que delimitam as condutas como certas ou erradas, estigmatizando a pessoa que infringir estas regras impostas por certos grupos sociais, considerando-o como um indivíduo não confiável, um “desviante” e, portanto, não se encaixa no panorama de uma convivência sadia para o ordenamento social.

Essa rotulação seleciona determinadas características de algumas pessoas e acaba por rotulá-las como criminosas, a exemplos de estereótipos baseados pelas observações das características comuns a população prisional (cor, tatuagem, etc.). Além disso, há uma teoria do “Labeling Aproach” ou “etiquetamento” que bem define essa visão estigmatizadora e seus efeitos sobre o indivíduo, na qual a conduta desviante é construída pela sociedade e consequentemente a aplicação das regras e sanções é imposta para o ofensor.

Pode-se inferir que no contexto atual, com o desenvolvimento tecnológico e o maior acesso à informação, os meios de comunicação, principalmente a televisão que inunda os lares nacionais e apresentam diversos programas sensacionalistas que exploram o “produto” crime, devido o fascínio da população quanto ao tema, visando o lucro, na qual a mídia influência de forma decisiva na formação da opinião pública.

Há a problemática do papel que a mídia representa, quando esta traz idéias formadas, prontas, sem abrir espaço para a construção do conhecimento, sendo essas (de) informações transmitidas por esses meios serão processadas como verdadeiras, afastando do receptor a possibilidade dele fazer uso do senso crítico, a exemplo de que a mídia tem papel ativo na construção do conceito do que é o desvio.

Quanto ao contexto social atual é perceptível que por traz do populismo de punir encontra-se a mídia que vem explorando o lado emocional das pessoas, destacando notícias de crimes que causam grande repercussão e sensibilizam a população. Segundo o jurista LUIZ FLAVIO GOMES, a mídia é um grande explorador deste sentimento. O ser humano possui em sua natureza o sentimento de vingança, a exemplo de familiares de vítimas de crimes brutais indo aos meios de comunicação para pedir justiça, apelando pela condenação do autor do crime a penas duríssimas, tentando impor um sofrimento máximo a este, mas a esse desejo, não se dá o nome de justiça e sim de vingança. Este fato só propaga o discurso punitivista da comunidade.

É notório que influenciado por esse populismo punitivo, o Direito Penal vem desrespeitando alguns princípios tidos como limitadores desse direito que atuam, ou que deveriam atuar como garantias constitucionais aos cidadãos, assim como regra de interpretação e integração não podendo ser descumpridas pelo legislador.

Como exemplo atual temos a operação lava jato, no qual diariamente é divulgado nos meios de comunicação sobre as suas fases. Para a massa da sociedade os suspeitos tem que ser logo preso sem ter o devido processo legal respeitado, a presunção de inocência é afastada. Contudo a justiça tem que ser feita conforme a lei dita e não o que o povo acha que deva ser. Deste modo, é nítida a influência da mídia no processo de seletividade, etiquetando indivíduos em “bons” ou “maus” e acelerando o encarceramento destes “meliantes”, separando-os do resto dos cidadãos de “bem”, com base na pressão popular vem face ao Poder Estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (456.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com