TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA DO CANCELAMENTO NA INTERNET

Por:   •  1/12/2020  •  Dissertação  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES APRENDIZ

(CESA)

Aluno: Wagner da Costa Mendes

Turma: 2ºD – Noturno

Disciplina: Português Instrumental II

Profª.: Inês Trindade

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

A CULTURA DO CANCELAMENTO NA INTERNET

O que seria a “a cultura do cancelamento” se não uma pequena parcela de poder acometido às pessoas que se utilizam das redes sociais para expressar suas opiniões, porém, de uma maneira impositiva, punitiva, sem uma discussão ou um entendimento sobre o que está sendo debatido e, para tanto, futuramente, ser “cancelado”.

 A definição de poder, para o senso comum, está baseada em todas as instituições que apresentam, ou apresentaram, grandes papéis regulamentadores na história. Porém, para Michel Foucault, o poder está em todas as camadas sociais. Espalhado como uma espécie de rede que entrelaça todos os indivíduos, sendo composta por saberes e discursos. Atualmente, de forma análoga, a cultura do cancelamento faz-se presente na sociedade como uma ramificação do regime e reprime, de forma incoerente e injusta, uma minoria. 

Dessa forma, pode-se destacar a importância das discussões, sejam políticas ou não, e da tolerância com princípios diferentes dos que são constituídos. Assim, em um primeiro momento, iniciou-se o movimento do cancelamento com o intuito de chamar a atenção para injustiças sociais e para preservação ambiental, uma voz para grupos oprimidos. A partir do fato exposto, nota-se que, com o tempo, o objetivo da mobilização mudou radicalmente e passou a ser uma forma de repressão e desarmonização social extremamente desnecessária, pois não se tratava mais de uma conversa, e sim, da remoção do direito de fala. 

Com a intenção de proporcionar um foco na contribuição e construção de relações virtuais produtivas, no sentido social, a tecnologia vinha (e ainda vem) sendo aprimorada a cada dia para melhorar estas relações. Porém, é notável a presença de um sistema abominável de grandes polarizações de ideias e de conceitos na internet. De uma forma absurda, são, os chamados “errados”, colocados a ondas de silenciamento e punições inaceitáveis. Onde, os grupos, polarizados por algoritmos preconceituosos, ferem um dos direitos fundamentais conhecido como "Liberdade de Expressão", promulgado pela Constituição de 1988, este, garante à todos a capacidade de expor seus pensamentos sem julgamentos, o que não ocorre. 

Portanto, diante das consequências que a cultura do cancelamento proporciona, são necessárias medidas para alterar o cenário recorrente. Sendo assim, um dever das grandes mídias e do governo brasileiro alertarem aos usuários sobre o extremo cancelamento nas redes sociais e de como essa cultura oprime outras formas de pensar. Debates saudáveis e com base no direito à liberdade de fala e pensamento, são de grande importância para que as ideias sejam expostas e, dessa forma, possam as pessoas consentir em uma resolução das situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com