TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura da convergência e publicidade na internet

Por:   •  8/9/2016  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura da convergência e publicidade na internet

A cultura da convergência consiste em um conceito para definir as transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais que acontecem nos meios de comunicação de hoje, é a capacidade das novas mídias se relacionarem com as mídias tradicionais e com os públicos, sendo estes não tão passivos como antes. Visto isso, há também a questão do fluxo migratório no público em busca de novas experiências de entretenimento, fator este que muito meios não conseguem atingir devido ao grande volume de publicidade que interrompe o que o espectador está assistindo, tornando a prática incomoda. Esta cultura trata da relação de 3 conceitos: convergência dos meios de comunicação; cultura participativa; inteligência coletiva.

No primeiro conceito, a convergência dos meios de comunicação, diz que o conteúdo passa através de múltiplas plataformas de mídia que transformou a cultura de consumo dessas. Um exemplo são as empresas que anunciam na televisão e na internet. Um grande número de empresas desejando anunciar em grandes veículos de comunicação aumentou o custo deste tipo de publicidade. Porém, com os altos custos de veiculação nesses meios e com o forte e rápido crescimento de usuários da internet, os anunciantes migraram para a web, por atingir muitas pessoas e com custos baixos, muitas vezes inexistentes, como no caso das mídias sociais que, por muito tempo, cresceu organicamente no que diz respeito a compartilhamento de conteúdo gratuitamente. A publicidade percebe que está cada vez mais difícil mantar a atenção do público nas mídias tradicionais. Apesar do grande investimento, cada vez menos pessoas são impactadas. Já na internet, apesar de não chamar tanto a atenção dos consumidores, considera-se menos incomoda, além de ter controlo sobre o que querem ver, o que nas mídias tradicionais, são alguns dos grandes motivos dessa falta de atenção. Contudo, nenhum dos dois meios possui mais importância que o outro, ocupando um patamar em que cada um possui sua parcela, as novas mídias não substituíram as mídias antigas, elas vão interagir de forma cada vez mais complexa.

O segundo conceito, o da cultura participativa, integra o primeiro conceito, pois se as pessoas têm o controle sobre o que querer ver, então elas participam ativamente na publicidade, contrariando o a noção de passividade do público dos meios de comunicação. Produtores de conteúdo e os receptores não possuem mais papeis separados, interagindo entre si. O público vê a internet como um veículo para ações coletivas, solucionando problemas e tendo uma criatividade alternativa, ele constrói suas concepções pessoais a partir de fragmentos de informações extraídos de diversos conteúdos e transformados em recursos que fazem a publicidade ficar mais perto do consumidor, um dizendo ao outro sua real necessidade para uma melhor comunicação. Porém a publicidade não se sente confortável em um meio manipulado pelo consumidor, por isso é preciso oferecer algo que faça com que o público preste a atenção no que o anunciante quer vender. Um exemplo são os advergames (jogos ofertados como publicidade), que são jogos da internet em que usa-se dos produtos que o anunciante quer vender para que o consumidor interaja de forma mais divertida, sem que ele perceba que a marca quer lhe vender algo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com