TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrupção Virou um Fenômeno

Por:   •  2/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

A corrupção é um fenômeno que ocorre em muitos países e setores, e pode ser definida como o abuso do poder público ou privado para obter ganhos pessoais. Isso pode acontecer de várias maneiras, como através da suborno, fraude, desvio de recursos públicos, nepotismo, tráfico de influência, entre outras práticas ilegais.

A corrupção tem um impacto significativo na economia, sociedade e política de um país. Ela pode levar a uma distribuição desigual de recursos, prejudicar o crescimento econômico, agravar a pobreza e aumentar a desigualdade social. Além disso, a corrupção pode minar a confiança nas instituições públicas, prejudicar a democracia e violar os direitos humanos.

Existem várias iniciativas internacionais e nacionais que visam combater a corrupção. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), por exemplo, é um tratado internacional que busca promover a cooperação entre os países na prevenção e combate à corrupção. Além disso, muitos países possuem órgãos especializados no combate à corrupção, como a Controladoria Geral da União (CGU) no Brasil, a Comissão Anti-Corrupção em Hong Kong e a Agência Nacional Anti-Corrupção na China.

Combater a corrupção é um desafio importante para governos e sociedades em todo o mundo, e exige esforços contínuos de transparência, prestação de contas e aplicação rigorosa da lei.

PECULATO E CONCUSSÃO

Peculato

•É O crime ocorre no momento em que um funcionário público se apropria de um bem (ou valores) que ele tenha acesso em razão do cargo que ocupa.

Concussão

•A concussão ocorre quando um servidor público solicita alguma vantagem para si ou para terceiros, por conta do cargo que exerce na administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com