TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminologia

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

CONCEITO        2

OBJETO        2

MÉTODO        2

CONTEÚDO        3

FUNÇÃO        3

PERSPECTIVA HISTÓRICA        3

CRIMINOLOGIA E OUTRAS CIÊNCIAS        4

ENSINO NAS UNIVERSIDADES        4

A ESCOLA CLÁSSICA DO DIREITO PENAL E A CRIMINOLOGIA POSITIVISTA (PARADIGMA ETIOLÓGICO)        5

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CONCEITO

Segundo várias definições doutrinárias o conceito de criminologia não tem uniformização, existindo assim, várias acepções. Porém, de modo geral, trata-se do estudo de uma ciência empírica e interdisciplinar que analisa o crime, englobando as causas, as características, e as possibilidades de contenção da ocorrência.

Bem como a apreciação da pessoa do delinquente (o criminoso), de modo a entender sua personalidade, os motivos que o levaram a delinquir, e as possibilidades de ressocialização. E ainda estudo da vítima, com o intuito de dar completude ao significado da criminologia.

OBJETO

        O objeto da criminologia, é analisar o crime, o criminoso, a vítima, e as possíveis formas de conter a criminalidade, ou seja, a prevenção do crime. Desse modo, diferente do direito penal que também analisa o crime, mas em decorrência deste, institui uma forma de punição, a criminologia tem uma finalidade muito mais além do que repreender.

        Isto é, além de estudar o crime por si só, a criminologia busca identificar o criminoso, com o objetivo de entender o porquê do cometimento do delito, de desenvolver métodos capazes de evitar a ocorrência da prática delituosa, assim como a reincidência do delinquente.

MÉTODO

        Conforme o criminólogo Vitorino Prata, existem dois métodos para o estudo da criminologia, que são eles: o biológico e o sociológico.

CONTEÚDO

        O conteúdo da ciência da criminologia é caracterizado como amplo, múltiplo; tendo em sua composição a narrativa do fato delituoso, o estudo dos seus fatores e a sua ocorrência.

FUNÇÃO

        Conforme Molina e Gomes (2007, p.148 e 149)

A função básica da criminologia consiste em informar a sociedade e os poderes públicos sobre o delito, o delinquente, a vítima, e o controle social, reunindo um núcleo de conhecimentos- o mais seguro e contrastado- que permita compreender cientificamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficácia e de modo positivo no homem delinquente.

        Logo, compreende-se que a função da criminologia é esclarecer o crime, estudar o criminoso e a vítima, e além disso, instituir meios de evitar a ocorrência do delito, com o fito de interferir de maneira positiva na conduta do criminoso, inibindo a sua reincidência e mostrando a sociedade as variadas motivações que levam a prática delituosa, o que aduz a diferentes repreensões.

        

PERSPECTIVA HISTÓRICA

        A história da criminologia inicia em meados do século XVIII, a partir de algumas obras, destacando a “Dos delitos e das penas” do grande filósofo Cesare Beccaria, que deu um ponta pé inicial para o surgimento desta ciência, com a denominada Escola Clássica, e posteriormente com a decadência dessa primeira escola, surgiu a Escola Positivista, e bem depois, já no final do século XIX, surgiu a Escola Sociológica.

        Assim, a concepção desta ciência sofreu grandes modificações ao longo do tempo, a ter chegar ao moderno entendimento, seja ele, o estudo completo do crime e dos fatores que levaram o criminoso a realizar esta conduta, observando todas as características do indivíduo, da biológica a sociológica. Destacando sua infância, seu modo de vida, sua escolaridade, e dentre outros fatores capazes de influenciar na prática do comportamento reprovável pela positivada legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com