TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminologia

Por:   •  17/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 18

CRIMINOLOGIA

MÉTODOS

        A criminologia utiliza como método de trabalho o empírico. Trata-se de um processo indutivo, no qual se analisa todo processo que leva a execução de um ato criminoso, processo esse chamado de criminógeno. Na prática é o oposto do método utilizado no direito penal, que é o dedutivo.

TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO

        Para se realizar uma pesquisa empírica no ramo da criminologia é necessário o uso de procedimentos teórico-metodológicos de observação do real, através da estruturação de uma estratégia de investigação, a qual será baseada nos objetos concretos da pesquisa e na sua origem.

        Alguns dos objetos investigados necessitam da utilização de métodos e técnicas de caráter mais quantitativo, empírico (quando o objeto estudado é muito vasto), enquanto outros objetos permitem uma análise mais intensiva. Com base nisto, as estratégias de investigação sociológicas podem ser extensiva, intensiva e investigação-ação.

TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICAS

        A investigação extensiva utiliza de forma predominante às técnicas quantitativas. Tem como vantagem o conhecimento em extensão dos acontecimentos criminais.

        Já a estratégia de investigação intensiva, estuda de forma profunda as características, uma problemática relacionada a uma determinada parcela da população, de vários pontos de vista e ângulos. Busca-se uma abordagem direta das pessoas em seu contexto de interação. Utiliza-se das técnicas qualitativas e quantitativas.

        A investigação-ação é realizada através da intervenção direta dos cientistas, que participam dos projetos de intervenção, temos como exemplos a atuação dos policiais, juízes, criminólogos, etc. Como exemplo existe a técnica de investigação denominada “recognição visuográfica de local do crime”, a qual foi desenvolvida por Marco Antônio Desgualdo. Essa técnica possibilita a reconstrução da cena do crime por meio da utilização de vestígio, fragmentos, (corpo da vítima, fotos, arma, dia, hora e local, hábitos, etc.), que possam levar o pesquisador criminal com certa experiência, como delegados de polícia, a construir um perfil criminológico de quem cometeu o delito.

TESTES CRIMINOLÓGICOS

        São técnicas de investigação que através de padrões ou tipos preestabelecidos, acentuam características únicas e pessoais do indivíduo, mediante de estímulos previamente planejados. Tem por objetivo possibilitar traçar o perfil psicológico e a capacidade pessoal de cometimento de crime pelo agente.

TESTES DE PERSONALIDADE PROJETIVOS

        Buscam delimitar a personalidade do indivíduo utilizando imagens, quadros, figuras, desenhos, jogos, que causem ao examinado estímulos, que por consequência provocaram reações, das quais resultam as respostas que serão utilizadas como base para interpretação. Exemplo: Teste de Rorschach.

TESTES DE PERSONALIDADE PROSPECTIVOS

        Esses testes buscam com a utilização de técnicas voltadas a explorar, com detalhes, as intenções presentes e futuras, daquele que examinado, obtendo como informações as suas crenças e potencialidades lesivas ou não; os freios de contenção de boas condutas; o estilo de vida; o motivo da existência de uma vida criminal; a razão de causar sofrimento as vítimas, etc.

TESTES DE INTELIGÊNCIA

        A inteligência é uma função psíquica complexa, razão pela qual não exista um conceito único de inteligência aceito universalmente por todos. Mas de forma ampla pode-se dizer que inteligência é raciocínio, capacidade de entendimento, julgamento, percepção exterior, memorização, bom senso e iniciativa.

        A psicológica, e principalmente a criminologia buscam medir a inteligência através do quociente de inteligência – QI, o qual é a divisão da idade mental pela idade cronológica vezes cem.  A idade cronológica é simples de ser delimitada, uma vez que é a expressão do decurso de tempo vivido por uma pessoa, em anos, meses ou dias.

        No entanto no que diz respeito à idade mental, a delimitação não é assim tão fácil, uma vez que se compara um adulto a uma criança. Para definir se leva em conta o nível intelectual de uma criança de 01 ano, 05 anos, assim por diante, até os 15 anos, onde a capacidade mental fica praticamente estagnada. São utilizados diversos testes para medir o QI, como por exemplo, teste de raciocínio aritmético, teste de memoria para números, teste de semelhança, etc.

         O estudo do QI possibilita determinar estados doentios ou anormais de desenvolvimento mental, que podem refletir na consciência do justo ou injusto, e ter uma ligação direta com a culpabilidade do agente.  Os retardados mentais estão inseridos na categoria dos Hipofrenia.

ESTADO MENTAL

QI

EVOLUÇÃO MENTAL

EVOLUÇÃO SOCIAL

HIPOFRENIA

Abaixo de 90

Abaixo de 12 anos

-------------------------

  1. IDIOTA

Abaixo de 20

Abaixo de03 anos

Incapacidade de cuidar-se e de bastar-se a si mesmo

  1. IMBECIL

Entre 20 e 50

Entre 03 e 07 anos

Incapacidade de prover a sua subsistência em condições normais

  • DÉBIL MENTAL

Entre 50 e 90

Entre 07 e 12 anos

Incapacidade de lutar pela vida em igualdade de condições com pessoas normais

NORMAL

Entre 90 e 120

Entre 12 e 18 anos

Capacidade de prover à vida e de manter relacionamento normal

HIPERFRENIA

Acima de 120

Acima de 18 anos

Excepcional capacidade de assimilação

  1. QI SUPER

Entre 120 e 140

Entre 17 e 22 anos

Impaciência e irritabilidade

  1. QI GENIAL

Acima de 140

Acima de 22 anos

Rapidez de assimilação que o torna desajustado ou inadaptado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (360.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com