TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFICULDADE NO ALCANCE DA EQUIPARIDADE ENTRE GÊNERO

Por:   •  2/1/2022  •  Dissertação  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil contemporâneo, muito se tem discutido sobre a dificuldade para que se alcance a igualdade de gênero. Essa situação é evidenciada pela diferença salarial entre homens e mulheres, e também devido a pouquíssima representatividade da mulher na política. Logo, é imprescindível que se solucione essas problemáticas.

Cabe ressaltar a princípio que a dessemelhança entre os salários de homens e mulheres, dificulta o alcance da igualdade de gênero. Uma vez que esse fator acaba por aumentar a lacuna entre os gêneros, pois segundo dados do IBGE, em 2019 as mulheres possuíam uma média salarial 26,5% inferior à dos homens. Mesmo as mulheres sendo mais escolarizadas, elas têm um menor índice de inserção no mercado de trabalho e na vida pública, o que dificulta a equiparidade entre gêneros.

Cabe mencionar, ainda, a escassa representatividade da mulher na política como impulsionador da problemática da igualdade de gêneros, visto que com um número reduzido de mulheres, se tem uma maior dificuldade para colocar projetos de lei em votação e aprova-los, já que em pleno século XXI, pessoas do sexo feminino não dispõem de voz e direitos iguais por conta de estereótipos preconceituosos ainda enraizados no governo de vários países.

É notório, portanto, que para que se tenha a igualdade de gênero, se faz necessário que o Estado por meio do Ministério do Trabalho elabore maneiras para agir de forma vigilante, fiscalizando a distribuição do trabalho nas empresas e definindo uma política salarial justa. Outrossim é imprescindível que governo aumente a isonomia entre homens e mulheres através de um número igualitário de lugares dentro das sedes governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com