TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia Brasileira Segue a Globalização

Por:   •  6/3/2021  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

WYTALLA WALESKA TORRES SILVA

FISIOTERAPIA

A democracia brasileira segue a globalização, no entanto ainda está muito longe de se ter uma democracia na pratica ou de fato, temos como principais fatores, o problema com a educação um dos pilares do processo democrático,  a desigualdade social, onde o Brasil encontra-se no rank dos países mais desiguais do mundo aliada a falta de fiscalização e interesse da própria população para com seus representantes políticos.

Nosso país precisa melhorar muito a qualidade do ensino, em especial o ensino público, a educação é fundamental para qualquer sociedade crescer de forma organizada e alcançar uma justiça social, a educação melhora a produtividade inclusive a qualificação da mão de obra, facilitando inovações tecnológicas, formando cidadãos conscientes. Além disso, como a classe mais favorecida de qualquer país já tem um nível educacional superior, aumentos posteriores na escolaridade e na qualidade da educação favorecem principalmente as famílias mais pobres, aumentando com isso não só a qualidade de vida, mas também a capacidade de integração social e política, realmente poder participar da democracia.

Ainda somos um dos países de pior distribuição de renda, em poucos lugares há tanta diferença entre classes, questão reflexas como o racismo, são fatores estruturantes das desigualdades no Brasil, deve o governo propor políticas públicas para atacar o problema. Equilibrar o sistema tributário, reduzindo a tributação sobre a população de baixa renda e consumo e aumentando o peso da tributação sobre patrimônio e renda dos mais ricos. Melhorar a qualidade, a progressividade e a transparência do gasto público, e redefinir as prioridades no controle desse gasto, fortalecendo mecanismos que permitam seu monitoramento pela população, organizações da sociedade civil e órgãos públicos de controle e Fortalecer mecanismos de combate à corrupção, avançando em reformas políticas específicas que reaproximem a população brasileira das instituições públicas e políticas do país.

A democracia e o Estado Democrático de Direito legitimam-se a partir da confiança que realmente o “poder emana do povo”, e que seus representantes busquem o bem comum independentemente de partidos, corporações ou ideologia, para isso se faz necessária a fiscalização e controle, nenhum governo pode funcionar sem fiscalização não só dos órgão competentes como também, dos seus próprios cidadãos conscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com