TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Guilherme Bedran Rodrigues

Turma: Gestão e Business Law

Introdução

Segundo Jocko Willink, não há equipes ruins, apenas líderes ruins. O papel do gestor em uma organização é absulamente essencial para o sucesso da mesma, pois é ele que irá reunir, direcionar e coordenar a vontade de um grupo de pessoas em prol de um objetivo comum. Nesse sentido, liderar exige alguns requisitos, como por exemplo, exercer um papel de influenciador, ser estrategista, saber orientar,, estimular , executar e, também, dar exemplo.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Podemos assim caracterizar os estilos de liderança mais comuns nas organizações corporativas :

--A-   Autoritário: o líder autocrático tem um perfil impositivo, centralizador, sendo menos propício ao diálogo, de modo que suas ideias se sobrepõem e prevalecem com relação ao grupo.

              Vantagens: decisões céleres, tendência de apresentar resultados com mais rapidez e eficácia;

              Desvantagens: desmotivação e baixo aproveitamento da criatividade do grupo, maior rotatividade, tendência de baixa produtivadade.

     -   Democrático: o líder democrático tem um perfil colaborativo, que estimula a troca de ideias em seu grupo, de maneira que todos tenham uma participação ativa na tomada de decisão. Assim, o processo decisório busca o bem comum e quebra um pouco a rigidez hierárquica.

              Vantagens: motivação e valorização do grupo, melhora na comunicação, ganho de confiança;

              Desvantagens: processo decisório mais lento, indecisão em situações que exigem celeridade.

       -  Liberal: o líder liberal é quase um não líder, pois preconiza a liberdade total do grupo e pouco intervém na tomada de decisões.

              Vantagens: maior liberdade e maior autonomia do grupo, equipes experientes podem se desenvolver e render melhor;

              Desvantagens: eventual ausência de liderança, queda de produtividade e resultados fracos em equipes não tão experientes e maduras.

         - Situacional: o líder situacional é aquele que se adapta a diferentes cenários e situações, podendo transitar entre os variados estilos de liderança, conforme necessidade e especificidade das demandas.

              Vantagens: flexibilidade, visão estratégica, aptidão para lidar com mudanças, facilidade com equipes diversas e em contextos variados;

              Desvantagens: dificuldade em dominar estilos diversos com a mesma competência, tendência de priorizar estratégias de curto prazo.

Considerações finais

Por fim, vale ressaltar que o estilo de liderança vai variar bastante nas organizações conforme a cultura organizacional de cada uma. Ademais, vivemos um momento em que mudanças acontecem cada vez mais rápidas no mundo dos negócios e nas corporações, portanto, o líder tem que estar cada vez mais preparado para lidar com os mais variados e tipos de cenários. Nesse sentido, entendemos que não existe um modelo ideal de liderança, sendo a combinação entre os diferentes perfis, algo que podemos vislumbrar na liderança situacional, talvez o que se aproxima mais de um modelo de gestão moderno e eficiente nos tempos atuais.

Referências bibliográficas

LOBATO, FERREIRA, Victor Cláudio Paradela. Et . al Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento.2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017

https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns . Acesso em: 10 de novembro de 2019

https://www.emergenetics.com/blog/what-is-the-ideal-leadership-profile-2/ Acesso em: 11 de novembro de 2019

https://www.businessinsider.com/former-navy-seals-no-bad-teams-only-bad-leaders-2016-9 Acesso em: 11 de novembro de 2019

Menezes. et. al. Gestãojjjjj de Janeiro: Editora FGV, 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (331.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com