TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  30/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

        Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo:

Aluno: Victor Henrique da Costa

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Optei pela escolha da empresa na qual trabalho, a OMNIJUS, uma empresa que está passando por uma grande transformação em termos estruturais. Focada no ramo de tecnologia jurídica, a OMNIJUS possui uma carteira de clientes com grande influência tais como TIM, CVC, GOL, SUL AMERICA e etc. Além disso, possui um sistema próprio no qual realiza a captação da documentação e a triagem das informações necessárias pertinentes ao processo jurídico, fazendo com que os prazos processuais sejam cumpridos de forma rigorosa.

De seu sistema tecnológico, é esperado uma grande vantagem: passará não somente a cuidar dos prazos, mas ainda contará com responsabilidades como a elaboração de defesas, disponibilização de prepostos para as audiências e protocolos eletrônicos, otimizando seu acompanhamento processual mais em âmbito jurídico que administrativo.

Atualmente, estamos vivendo um momento global delicado em face da pandemia que nos assola e com o crescente aumento no número de mortes. Entretanto, há que se considerar os impactos da pandemia na desburocratização dos processos, mais conhecida como Revolução Industrial 4.0, sendo um período marcado pela tecnologia e pelo desenvolvimento de novas formas de trabalho. Essa transformação é notória, segundo o alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial que afirma estarmos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos (SCHWAB, 2016), conforme trecho retirado da matéria de autoria de Carolina Cunha sobre a 4 revolução industrial.

Fato é que todos esses temas se complementam, juntamente às chamadas Organizações de Aprendizado - empresas que praticam a gestão do conhecimento, ou seja, do capital intelectual de uma empresa aliado às experiências que as pessoas levam consigo, sejam elas boas ou ruins - tomando esse conhecimento para solução de conflitos dentro da empresa, bem como sua relevância para o alinhamento dos objetivos entre empresa e colaborador.

O plano de desenvolvimento de equipe engloba um pouco de cada conteúdo acima descrito. Entre eles: a tecnologia e suas novas formas de trabalho, e as experiências que cada pessoa leva consigo que sendo únicas, devem ser levadas em consideração para analisarmos a formação de equipes, sendo imprescindível, para tanto, o alinhamento de valores entre colaboradores e empresa, de forma que este plano seja estruturado adequadamente.

Nesta baila, é necessário um processo seletivo de qualidade selecionando colaboradores que tenham o perfil da empresa, os valores bem definidos e conhecimentos que agreguem resultados. Desta forma, ter ferramentas para seleção e treinamentos para os colaboradores se capacitarem é necessário para alavancar resultados positivos tanto para o profissional que se especializa quanto para a empresa que obtêm lucros. Além disso, podem ser incluídas nas práticas do sucesso empresarial, uma avaliação do clima organizacional, práticas de feedback e plano de carreiras bem estruturados, de forma a filtrar colaboradores que o almejam crescimento profissional.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

O cenário atual da empresa é de mudanças, muitas delas num futuro próximo, sendo a principal a contratação de “legal ops”, ou seja, pessoas que abastecerão a ferramenta da empresa, assumindo o formato de “pessoa jurídica” e não mais colaborador CLT, provocando a diminuição no quadro de funcionários com carteira assinada: reflexo de um avanço na tecnologia e das novas formas de trabalho.

O desafio está exatamente no acompanhamento da formação dessa equipe e qual será o resultado desse experimento, servindo como parâmetros a produtividade de cada contratado, vez que esta última é diretamente proporcional aos ganhos obtidos pelo colaborador.

Podemos citar ainda, acerca da educação formal abordada em nossa unidade 4, na qual os líderes devem entender que nem todos possuem o mesmo conhecimento ou experiência na função, sendo assim, pode haver a contratação de pessoas cujo conhecimento na área é baixo, ficando à mercê do auxílio e trabalho em equipe para se qualificarem na função.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Atualmente o cenário de desenvolvimento de pessoas na empresa não é muito animador, não há o incentivo para que as pessoas cresçam dentro da empresa, nem mesmo planos de carreira bem definidos. Deve-se citar ainda a falta de investimentos por parte da empresa na qualificação de seus funcionários, o que posteriormente seria revertido em resultados positivos para empresa.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Líder autoritário: Também conhecido como líder exigente, comanda sua equipe com firmeza e tudo deve ser realizado com extrema perfeição, ou seja, o resultado tem que estar presente, porém não há um suporte em especial de seu líder.

Líder inspirador: um líder que sirva de exemplo para sua equipe, uma pessoa que ocupe esse cargo tão importante deve incentivar seus colaboradores a sempre entregar o seu melhor, deve ser uma pessoa com ética, procurando ser o mais correto possível dentro de suas ações.

Algumas competências são essenciais que todos os líderes densenvolvam, são elas: Boa comunicação, ou seja, para que as coisas ocorram da melhor forma possível, a comunicação com a equipe se torna imprescindível em uma empresa, estabelecer que todos estão juntos, que se um errar, o erro é coletivo e não somente o individual. Outra competência a ser desenvolvida é a de demonstrar abertura para novas ideiais e nutrir o aprendizado organizacional, estar aberto a novas ideias independente da hierarquia dos funcionários.

Atualmente há uma troca de liderança em minha empresa e sinto que não esta havendo uma boa comunicação nessa transição, acho que o novo líder ainda não conseguiu desenvolver essa competência com a equipe, acredito que isso tende a melhorar com o passar do tempo e uma falha da empresa que já não é de agora, é dar mais voz aos seus funcionários, acho que esta é uma competência realmente a ser melhorada, as vezes os colaboradores tem ideias boas mas não tem esse espaço para dialogar

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

- O perfil atual da equipe é individualista, por se tratar de metas que devem ser alcançadas diariamente, há contribuição entre os colaboradores, mas sinto que poderia ser bem maior, alcançando melhores e maiores resultados. Possui um perfil executor, ou seja, executam as atividades de forma frenética para que a meta seja alcançada e por se tratar de um trabalho repetitivo, há pouco ganho de conhecimento.

- O ideal seria uma equipe mais comunicativa, empática, com ênfase para metas no geral, não para o individual. Creio que desta forma o ambiente seria mais produtivo. O mesmo ponto destacado na liderança, gostaria de destacar para a equipe também, é fundamental os integrantes terem voz ativa na empresa, e serem alavancados para criar novas ideias para a empresa e crescerem em conjunto.

Algumas competências devem ser desenvolvidas para se atingir o sucesso, sendo elas : boa comunicação, confiança, empatia e flexibilidade.

Boa comunicação é essencial para qualquer relação tanto pessoal quanto profissional, principalmente em uma equipe, a confiança é tambem muito importante, pois dificilmente as pessoas deixaram vc expor suas ideias de forma clara sem este requisito.  A empatia é fundamental pois ter um bom relacionamento com todos dentro da equipe é necessário para a boa convivência e trabalho em equipe. Ser flexível, ou seja, aceitar o ponto de vista de outra pessoa que pode ser diferente do seu.

Considerações finais

Finalizado esta atividade, podemos perceber que o sucesso de uma empresa se deve muito aos gestores e funcionários que ela possui, o trabalho em equipe é essencial para os objetivos serem alcançados, sendo assim, este trabalho contribuição para reflexão acerca do planejamento que a empresa realiza, bem como o perfil dos líderes da empresa e dos funcionários, com foco para o perfil ideal para que se possa extrair o melhor de toda a estrutura.

Adaptações são mais do que necessárias, conforme a tecnologia avança cada vez mais, se faz necessário sempre se atualizar sobre diversos assuntos que envolve nosso dia a dia na empresa, para que nos tornemos pessoas mais conscientes e qualificadas.

Referências bibliográficas

Perfil de liderança: conheça os 10 tipos mais comuns e descubra o seu! | Rock Content - BR. Rock Content - BR. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/perfil-de-lideranca/>. Acesso em: 16/05/2021 – 23:20.

Tecnologia: o que é a 4a revolução industrial?, Uol.com.br, disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/tecnologia-o-que-e-a-4-revolucao-industrial.htm>, acesso em: 14/05/2021 – 01:11.

Gestão do Conhecimento: o que é e por que aplicá-la na sua empresa. Blog da Humantech. Disponível em: <https://www.oconhecimento.com.br/gestao-do-conhecimento/>. Acesso em: 13/05/2021 – 23:36

THUANY. Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento – Instituto Pharos. Institutopharos.com.br. Disponível em: <https://institutopharos.com.br/2012/08/27/aprendizagem-organizacional-e-gestao-do-conhecimento/>. 13/05/2021 – 23:10

Omnijus – Marketplace Jurídico. Omnijus. Disponível em: <https://omnijus.com.br/>. Acesso em: 13/05/2021 – 23:00

THUANY. Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento – Instituto Pharos. Institutopharos.com.br. Disponível em: <https://institutopharos.com.br/2012/08/27/aprendizagem-organizacional-e-gestao-do-conhecimento/>. Acesso em: 14/05/2021 – 01:18

Desenvolvimento de equipe: quais ferramentas e treinamentos podem ser utilizados? | FranklinCovey Brasil. FranklinCovey Brasil. Disponível em: <https://franklincovey.com.br/blog/desenvolvimento-de-equipe/>. Acesso em: 14/05/2021 – 01:28

RAFAEL FIALHO TEIXEIRA. Gestão de equipes: conheça os 5 desafios e aprenda a... User Onboarding. Disponível em: <http://useronboarding.com.br/gestao-de-equipes/>. Acesso 15/05/2021 – 00:18

SITEWARE. As 5 competências mais importantes para desenvolver uma boa liderança. Siteware. Disponível em: <https://www.siteware.com.br/blog/lideranca/lideranca/>. acesso em: 16/05/2021 – 23:27

- TODOS OS MATERIAIS DAS UNIDADES DISPONIBILIZADOS

- TODOS OS SITES DE MATERIAL DE APOIO

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (254.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com