TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  31/8/2015  •  Artigo  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]                                                                        [pic 2]

OTÁVIO ADRIANO CONCEIÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

FLORIANÓPOLIS/SC

2015


A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

OTÁVIO ADRIANO CONCEIÇÃO

RESUMO

O objetivo desta pesquisa bibliográfica é abordar a importância da Metodologia Científica como instrumento essencial na iniciação e no desenvolvimento de produções acadêmicas pelos alunos, que ingressam no ensino superior e que ao decorrer da vida academia são estimulados a desenvolver trabalhos científicos como parte dos requisitos de avaliação.  O artigo verificou a dificuldade de iniciação dos estudantes universitários acerca dos objetivos, métodos, regras e ferramentas pertencentes à metodologia científica, antes e após seu ingresso na universidade. Foi destacada a importância da metodologia para os alunos e orientadores do ensino superior no processo de construção do conhecimento científico, diante ás novas realidades e possibilidades analisadas pelos acadêmicos no ensino superior. Foram considerados pensamentos de autores renomados na área de Metodologia Científica para pôr em ordem com o cotidiano universitário expostos neste artigo. Por meio deste do estudo foi possível identificar e avaliar o quanto a disciplina é fundamental para as práticas acadêmicas nas instituições de ensino superior.

Palavras-Chave: Metodologia científica.  Trabalho de Conclusão de Curso.  Trabalhos científicos.

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa traz como objetivo principal destaca importância da metodologia do trabalho acadêmico utilizada pelas instituições educacionais no nível superior.

A Metodologia Científica é uma ferramenta fundamental nas produções de artigos pelos alunos que, ao decorrer dos cursos superiores, são estimulados a desenvolver pesquisas e trabalhos de conclusão de curso como parte dos requisitos de avaliação. As fontes bibliográficas, ou seja, as origens da informação são indispensáveis para elaboração de um trabalho seja ele acadêmico ou científico. Deste modo, considera-se de grande importância investigar como os alunos do ensino superior desenvolvem o conhecimento científico, encontrando suas dificuldades de iniciação.

Severino (2002) afirma que só se aprende e só se desenvolve pesquisando, assim como só se presta serviço à sociedade, se tais serviços nascerem e se proverem de pesquisa.

 Neste sentido, Conceição (2012) considera que a pesquisa é a atividade principal da ciência que nos permite a abordagem e o entendimento da veracidade que investigamos e, além disso, nos fornece elementos para possibilitar nossa interferência no real.

Os objetivos específicos desta pesquisa bibliográfica são: entender o que é metodologia; investigar a importância da pesquisa acadêmica; compreender a dificuldade dos alunos na iniciação da educação cientifica; verificar o processo de orientação dos alunos nos trabalhos de conclusão de curso; e conhecer a estrutura de um trabalho científico.

Os procedimentos utilizados nesta pesquisa foram bibliográficos e exploratórios. Desta forma, o artigo foi organizado a partir das seguintes etapas: fundamentação teórica, metodologia e considerações finais.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Oliveira (1997) a Ciência numa determinada época da história, acabou sendo mitificada, principalmente a partir do século XVIII. E hoje ela é considerada como sendo qualquer tema que possa ser analisado pelo homem, pela utilização do Método Científico e de outras regras especiais de pensamento.  Assim,

A evolução da ciência se deu com a evolução da inteligência humana, que passou do medo do desconhecido ao misticismo, numa tentativa de explicar os fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições e, finalmente, evoluiu para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados, assim desta forma, nasceu à ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica. (MAIA, 2008, p.2)

De acordo com Maia (2008), o desenvolvimento humano está ligado à sua característica de viver em grupo e transmitir suas experiências a seus dessedentes, ou seja, aproveita-se deste saber para somar outro, neste sentindo evolui a ciência.

Severino (2000) define Metodologia como um instrumental extremamente útil e exato para a formação de uma postura esclarecedora em frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta.

Ressalta Severino (2000) que a Metodologia possui padrões operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior compreensão na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo indispensável do ensino e da aprendizagem universitária.

Segundo Conceição (2012), a metodologia acadêmica procura introduzir o aluno no mundo do saber auxiliando de maneira organizada os trabalhos acadêmicos, que passamos a elaborar e apresentar na academia universitária.

Os processos de desenvolvimento até a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de situações de natura técnica e estética, no qual, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na escolha do assunto, além das exigências a certas normas de redação e apresentação no decorrer da elaboração do trabalho. (MAIA, 2008)

De acordo com Teixeira, “é preciso compreender os diversos caminhos para a construção do conhecimento para podermos compreender as novas modalidades de trabalho que iremos fazer as novas atitudes que necessitar ter e as novas exigências que o meio acadêmico nos fará”. (TEIXEIRA, 2012, p.17).

Ao ingressar no ensino superior, o estudante encontra situações pouco comuns à sua realidade, até então. A partir disso, é necessária uma adaptação, por parte do aluno, ao novo ambiente. Assim é obrigatório que o aluno conduza novas competências acadêmicas. (DUARTE, 2014). É importante destacar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (144.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com