TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA ESTATÍSTICA NO SEU CURSO DE FORMAÇÃO

Por:   •  17/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDESC – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO 

OESTE 

CURSO: DIREITO – 1° SEMESTRE

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE REAIS

ORIENTADOR: PROF. MS FRANCISCO NAGOSHI

                                                                                                   Suzana Sousa Freire

       A IMPORTANCIA DA ESTATÍSTICA NO SEU CURSO DE FORMAÇÃO.

No campo do Direito, a matemática e a estatística, cumprem a função de desenvolver o raciocínio lógico dos advogados e torna-se uma ferramenta básica para a construção de processos argumentativos irrefutáveis, o que garante sua posição. A matemática já foi incluída em alguns currículos de direito, pois nenhuma especialidade dessa carreira escapa à necessidade de aplicar instrumentos matemáticos ou de interagir com profissionais dessas disciplinas. Outras disciplinas são: economia e estatística (tratam de conceitos quantitativos, definem-se variáveis, propõem-se hipóteses para buscar sua aceitação ou rejeição por meio dos argumentos pertinentes). Contabilidade geral (permite analisar a informação proveniente das atividades econômicas desenvolvidas pelas empresas e descrever os resultados destas através de estudos financeiros).

A aplicação da estatística é essencial para estudo do direito, ela se torna um instrumento fundamental para o seu desenvolvimento, uma vez que nos deparamos com situações e eventos aleatórios; como acontece no direito penal, direito comercial, direito de mineração, direito agrário, etc. No caso de uma reforma constitucional dos sistemas de justiça criminal dos países, onde prevalecia o sistema que antes girava em torno do juiz, e a mecânica escrita e agora são realizadas oralmente, publicamente, de forma transparente, abertamente com certos ingredientes como o No imediatismo, onde as partes estão sempre em contato direto com o juiz, e o juiz está com as partes em ambiente controlado, onde tudo é gravado em áudio e vídeo, o uso de estatísticas é imprescindível.

Uma reforma constitucional gera um problema de planejamento complexo, pois embora se conheça a mecânica de funcionamento do sistema tradicional, ao entrar em um período de transição, uma série de mudanças é gerada e há riscos significativos de não se conseguir dimensionar com precisão os montantes de recursos necessários e pode causar ao estado um gasto desnecessário e se os recursos adequados não forem dimensionados, o sistema que está sendo implementado pode entrar em colapso. Precisamente a estatística pode ajudar a medir e entender que estamos falando de um problema muito complexo, que requer conhecimento de estatística, que a maioria dos advogados não possui. É preciso dimensionar o problema e gerar um protocolo que nos permita saber do que se trata esse problema, entendê-lo com clareza. É um problema de matemática concreta, de teoria da probabilidade, um ramo específico da estatística. A resposta é basicamente resolver um problema de otimização, por um lado  a alocação e desenvolvimento de orçamentos alinhados aos níveis de serviço desejados, especificamente usando distribuição de probabilidade para entender como funciona o comportamento dos dados, para posteriormente modelá-los e simular cenários multivariados que permitem a tomada de decisões. Sem um modelo, é impossível tomar decisões sobre a locação de orçamentos e recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com