TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA

Por:   •  14/3/2018  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA-UNAMA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA JURÍDICA- ICJ
CURSO DE BACHARELADO DE DIREITO

Gabryelle Oliveira Bastos

        A IMPORTÃNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA        

Belém-PA

2017

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA-UNAMA
INSTITUTOS DE CIÊNCIA JURÍDICA- ICJ
CURSO DE BACHARELADO DE DIREITO

Gabryelle Oliveira Bastos

        

        A IMPORTÃNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA

Resumo analítico apresentado a disciplina de Metodologia da pesquisa sob a orientação daProfª Mª Rose Tavares para a obtenção parcial de nota da 1° avaliação da turma 3 NMB do curso de direito da unama.

 Belém-PA

  2017

BERNA, Vilmar. A importância da leitura e da escrita. Disponível em: dhttp://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-importância-da-leitura-e-da-escrita. Acesso em: 11 me. 2017

No mundo em qual vivemos, é nítido que a criança que lê e tem contato com a leitura e escrita desde cedo, é beneficiada em todos os sentidos: ela aprende melhor, pronuncia com facilidade e se comunica melhor de forma geral. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de lado, a leitura e a escrita é algo crucial para a aprendizagem do ser humano. É preocupante o desinteresse das crianças que vem substituindo os livros de colorir e até mesmo simples historinhas, por celulares, smartphones.Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que tem o hábito da leitura,incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto. A leitura dá recursos para que a criança se torne mais comunicativa e consiga compreender melhor o que se passa ao seu redor. Além de ser uma excelente atividade para otimizar melhor o tempo livre, ela diverte, ensina e instiga imaginação, tudo ao mesmo tempo. O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros.A leitura deve ser posta a criança como uma forma de “alimento” para seu futuro pensamento crítico-analítico do mundo ao qual estamos inseridos. A escrita também deve ser trabalhada para que as pessoas possam perceber a infinidade de formas e variedade que a língua pode adquirir de acordo com a imaginação de quem escreve. A partir de uma visão de funcionalidade da língua, os mesmos podem escrever com mais criatividade e segurança. O ser humano utiliza bastante da escrita para comunicar casual ou formalmente, ter consciência de como se comunicar por meio da escrita para ser compreendido e construir sentidos é algo que serve para a vida escolar, profissional e também pessoal. Não é uma tarefa simples aprender a ler e escrever,existe uma postura crítica e muita disciplina por parte do estudante, do leitor, isto se adquire com a prática. É necessário para entender o que está lendo, sensibilidade, espírito de busca, aprofundar-se no conteúdo e identificar as ideias expostas.A leitura não é apenas decifrar os códigos, mas para se ler é necessário postura analítica e intelectual. São através dos livros que os autores expressam a forma como veem o mundo, é através da escrita e da leitura que se adquire e se transmite cultura, por isso os mesmo são indispensáveis para a formação do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com