TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Oratória

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA ORATÓRIA

A oratória é caracterizada como a técnica utilizada na comunicação pública, cujo escopo é transmitir uma mensagem de forma a persuadir uma plateia, vencer um debate ou promover o convencimento de determinado fato. Deste modo, é extremamente necessária sua desenvoltura em várias profissões, principalmente aquelas voltadas ao trato com pessoas, como professores, advogados, juízes, agentes públicos e políticos.

O berço de ouro da oratória foi a Grécia antiga com os debates filosóficos acerca do mundo material e imaterial, nas discussões políticas e sociais entre grupos de pensadores e nas reuniões em praça pública. O filósofo melhor preparado e dotado de fala convincente, agregava discípulos e assim colocava em prática sua ideologia frente aos demais grupos. Destacam-se como grandes oradores da Grécia antiga Aristóteles, Platão, Socrátes e é claro os sofistas, que utilizavam da oratória para persuadir e obter, muitas vezes, resultados financeiros.

Ao longo da história a oratória ganha cada vez mais adeptos, uma vez que expressar-se bem e convencer as pessoas torna-se essencial no convívio social; estabelecer relações é intrínseco ao ser humano. Contudo, isto pode gerar conflitos de ideais, interesses e opiniões, assim, uma pessoa que saiba argumentar e convencer possui melhores chances de elevar seu pensamento e impor-se na discussão.

Neste diapasão, o operador do Direito deve ser detentor de eficaz oratória, visto que sua atuação é medida na capacidade de persuadir e impor sua versão dos fatos. Assim, por exemplo, um advogado que não consiga convencer com sua argumentação está fadado ao fracasso e posterior perda de clientes. Por isto, é extremamente importante a prática da oratória não somente durante a formação acadêmica, mas também no efetivo exercício da profissão. O bom advogado é dotado de ampla bagagem de conhecimento e exímia capacidade de expressar-se, e esta aperfeiçoa-se com a prática. O próprio Estatuto da Advocacia e a Ordem do Advogados do Brasil prevê momentos de atuação oral do advogado, como fazer o uso da palavra, falar, reclamar em processos, em audiências frentes aos magistrados ou em situações que exijam do profissional uma boa oratória.

Ademais, defender uma posição sobre algum fato necessita de profissionalismo, conhecimento, técnica e boa oratória. Destarte, não basta simplesmente falar bem em público, é necessário ter credibilidade, portar-se com retidão, boa entonação de voz, vocabulário condizente, expressão corporal adequada e saber redigir textos claros e objetivos. Com o domínio destes atributos é provável o sucesso e progresso na carreira jurídica.


REFERÊNCIAS

BRASIL, Lei n.º 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8906:htm. Acesso em: 23.mar.2018.

SCHOTTEN, Alcides. A história da oratória: do passado aos dias de hoje. Methodus, 31/03/2015. Disponível em: http://blog.methodus.com.br/a-historia-da-oratoria-do-passado-aos-dias-de-hoje. Acesso em: 23.mar.2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com