TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Estratégica

Por:   •  5/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma: 0122-2_2

Aluno: Luiz Gustavo Honorato

Contexto

Antes de adentrarmos de forma mais profunda nas circunstâncias que compõem o contexto da inovação estratégica que se pretende apresentar, forçoso se faz trazer ao conhecimento um pré-contexto, de modo que fique inteligível a proposta que se pretende formular neste trabalho acadêmico.

Pois bem. Inicialmente faço a apresentação do grupo Tarraf & Filhos S/A – Gestão de Capitais, na qual ocupo o posto de Diretor Jurídico e Desenvolvedor de Negócios Imobiliários. Trata-se de um grupo empresarial sediado em São José do Rio Preto/SP, que tem como business a realização de incorporação imobiliária (parcerias para construção de prédios residenciais) e administração de ativos de propriedade do grupo. Todas as atividades do braço imobiliário da empresa são fomentadas pela Tarraf & Filhos Sociedade de Crédito Direto, instituição de natureza bancária que disponibiliza recursos para diversas frentes, permitindo que os negócios se realizem.

Um dos modelos de negócios da empresa consiste em adquirir áreas estratégicas (com potencial para desenvolvimento de projetos imobiliários), atrais parceiros (incorporadoras e construtoras que serão as responsáveis pela edificação) e receber, em contrapartida à cessão do terreno, unidades condominiais prontas e acabadas. Estas, por sua vez, são incorporadas ao patrimônio da empresa para que sejam comercializadas aos consumidores, cujo crédito de aquisição (financiamento), pode ser obtido diretamente com o braço financeiro da empresa, a Tarraf & Filhos SCD.

Ocorre que, dentro do setor da construção civil, é de costume que as empresas (construtoras e incorporadoras) entreguem os imóveis sem qualquer tipo de infraestrutura adicional, tais como armários planejados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, entre outros. No jargão da construção civil costuma-se afirmar que os imóveis são entregues “no osso” ou “na casca”. Em outros dizeres, significa que qualquer modificação adicional ao imóvel, fica por conta do adquirente/comprador.

Uma das grandes reclamações dos clientes/consumidores é a de que após realizarem a aquisição do tão sonhado imóvel próprio, ainda se deparam com uma necessidade que é a de melhorá-lo, frente àquilo que lhe foi entregue. A maior queixa, segundo uma pesquisa realizada internamente na empresa, é com relação à infraestrutura de armários embutidos, que necessita do imóvel pronto e acabado para que se consiga achar um prestador de serviços que vai desenvolver o projeto, apresentá-lo ao cliente, receber o aceite, iniciar a fase de construção, realizar a instalação e por fim finalizar o trabalho. Este novo ciclo, iniciado após a aquisição do imóvel, gera transtornos aos proprietários, que anseiam por residir na casa que adquiriram, mas precisam aguardar a concretização deste trabalho final. Não apenas isso, é comum a reclamação de outros condôminos que se sentem incomodados com o fluxo intenso de prestadores de serviço e barulhos em excesso, por conta do trabalho acessório que é desenvolvido.

Identificada esta necessidade, buscamos meios de desenvolver a solução para este problema, atrelando o know-how do grupo Tarraf & Filhos no que tange à construção civil e à gama de parceiros comerciais estabelecida ao longo do tempo com o seu braço financeiro (Tarraf & Filhos SCD), criando o projeto de inovação estratégica que adiante se evidenciará.

Trata-se, diante da narrativa adotada, do desenvolvimento de um produto/serviço de natureza incremental, dentro de uma área de solução e problema bem definidas. O projeto compreende a oferta aos adquirentes das unidades condominiais pertencentes ao grupo Tarraf & Filhos, ou não, dentro dos desenvolvimentos imobiliários de sua responsabilidade e condução, a possibilidade de adquirirem toda a gama de armários planejados para entrega de forma conjunta com a finalização da obra, além de possibilitar a facilidade no pagamento deste produto com o financiamento do preço de forma conjunta com o financiamento imobiliário. Além disso, toda a escolha do projeto de infraestrutura planejada poderá ser definida de forma remota, por intermédio de um aplicativo em que o consumidor tem a oportunidade de escolher os materiais, modelos, cores, padrões, entre outros fatores. Há, ainda, a disponibilização de um show room para que os clientes possam conhecer concretamente tudo aquilo que escolheram para o seu imóvel, tornando a experiência ainda mais valiosa.

Desafios inerentes à inovação

É natural que projetos de inovação se deparem com uma série de desafios. Assim não fosse, inovar seria da essência natural de toda e qualquer empresa. Como sabemos, contudo, suplantar a inovação dentro do mundo corporativo é, por si só, um grande desafio.

Ao debruçarmos sobre este projeto de inovação, identificamos as barreiras mais sensíveis, os prováveis impactos e os desafios inerentes à implantação.

Por primeiro, importante apontarmos as barreiras:

  • Relacionamento com fornecedores: as marcenarias são as principais fornecedoras dentro deste projeto. Afinal, são elas as responsáveis por desenvolver o projeto de criação dos armários, de acordo com as plantas dos imóveis. Há uma dificuldade com os prestadores de menor porte, que não detém conhecimento tecnológico suficiente para atender a demanda, apesar de atuarem com maestria no campo da confecção (construção). A ideia para superar esta barreira é a de disponibilizar uma equipe de criação para as marcenarias credenciadas (de menor porte e sem potencial tecnológico). Isso permitirá, inclusive, que o setor de engenharia da Tarraf & Filhos S/A evite erros de projeto, já que possui expertise com o segmento e condições tecnológicas de fazê-lo;
  • Disponibilidade de matéria-prima: a matéria-prima base dos armários é a madeira (de diferentes tipagens). Muito embora para alguns tipos haja grande oferta no mercado, tornando administrável a necessidade de compras emergenciais de materiais, para outras há escassez e grande disputa (madeiras consideradas nobres e que equipam armários para imóveis voltados para as classes A e B). Como as marcenarias não dispõem de capital suficiente para realização de compras em maior volume, a Tarraf & Filhos SCD o faria por elas, a fim de garantir a disponibilidade imediata do material mais nobre, além de possibilitar-lhe a cobrança de um pequeno juro sobre esta operação, aumentando o spread/taxa de ganho;
  • Pós-obra: Esta etapa é considerada estratégica pois é justamente nela que remontam as maiores reclamações dos adquirentes-consumidores. Os ajustes dos armários se dão apenas com o seu uso. Naturalmente que, por tal razão, somente se identificam necessidades de reparo após algumas semanas, e por vezes meses, de utilização dos armários. Uma equipe de ação rápida para realização dos reparos é fundamental para satisfazer os anseios dos clientes, que poderão abrir os chamados por meio do aplicativo que lhes é disponibilizado, ou por meio dos demais canais de atendimento. Para evita dissabores de maior monta, a Tarraf & Filhos montará uma equipe de pós-obra própria, para que não seja necessário ficar à mercê dos prestadores das marcenarias, sob os quais não detém controle;
  • Controle de qualidade e garantia: Este item também está ligado diretamente com a satisfação e experiência do usuário e, como tal, merece toda a atenção. Por se tratar de material de desgaste e que se deteriora naturalmente, é importante que haja uma clara e evidente cientificação do consumidor acerca da forma como deve utilizar e cuidar dos seus armários, para que ele obtenha e faça jus aos termos da garantia, bem como para que se possa garantir o controle de qualidade dos produtos e serviços que lhe foram disponibilizados.

 Dentre os impactos que se buscam com este projeto de inovação, podemos citar inúmeros, restringindo-nos neste momento sobre aqueles de maior relevância, à saber:

  • Aumento do spread bancário da Tarraf & Filhos SCD, que financiará não apenas a unidade residencial, mas também os seus acessórios;
  • Valorização da marca, ao trazer projeto inédito para o segmento da construção civil;
  • Construção uma relação mais próxima com seus clientes objetivando a sua fidelização para novos negócios;
  • Fortalecimento do comércio local, com o fornecimento de serviços para marcenarias credenciadas, gerando mais emprego e renda dentro do polo de atuação da Tarraf & Filhos S/A;
  • Criação do setor de novos projetos e inovações dentro do grupo Tarraf & Filhos S/A.

Em se tratando dos desafios inerentes à implantação da inovação, temos como primeiro e principal a materialização do projeto. Este desafio se justifica ante uma série de circunstâncias que serão abordadas com mais profundidade em tópico sequente. Entretanto, de fronstispício podemos apontar a falta de um corpo de colaboradores com capacitação voltada à ideia de inovação, bem como de colaboradores com condições de tornar factíveis ideias e projetos.

Não menos importante é a captação de recursos para desenvolver um show room que servirá de “casa-modelo” para os clientes que desejam ter uma perspectiva mais realista de como os armários escolhidos serão. A ideia é permiti-los ver e tocar os diferentes tipos de materiais, acabamentos, cores, etc.

Dentro deste contexto também está embutida a necessidade de a empresa criar uma segmentação interna para o desenvolvimento não apenas desta inovação, mas de tantas outras que podem advir considerando os diferentes tipos de negócio em que o grupo atua.

Apoio à inovação

Este tópico abarca os itens que são os mais críticos dentro deste projeto de inovação. Essa afirmativa se justifica, tal qual adiantado anteriormente, por conta da cultura de inovação incrustada na organização Tarraf & Filhos S/A.

Para melhor entendimento, é importante consignar que o grupo sempre teve atuação dentro do segmento imobiliário na região noroeste do Estado de São Paulo, com uma centralização na cidade de São José do Rio Preto, onde fica a sua sede. A empresa, fundada pelo patriarca, hoje encontra-se em uma escala de sucessão para a segunda geração. Esta transição veio atrelada a uma nova forma de fazer negócios, tanto que em poucos meses a empresa superou, em números, resultados obtidos na somatória de vários anos.

Isso se deve, evidentemente, à implantação de novas formas de gestão e realização de negócios. Apesar disso, em se tratando de inovação, o grupo ainda carece de ideias e corpo colaborativo que seja estimulado a pensar sobre a importância de se inovar, de se manter atualizado, de desenvolver novas ideias, de não ser soterrado por concorrentes.

Diante desta análise superficial, fica fácil a constatação de que o grupo possui uma cultura de organização corporativa, mas com tendência de mudança para cultura organizacional, considerando que o controle das empresas, antes centralizado nas mãos do patriarca, hoje é difundido em setores ocupados por gestores de mercado e com capacitação profissional.

Todavia, mesmo diante da narrativa apresentada, o atual diretor-executivo do grupo, sucessor direto do fundador, abriu as portas para a possibilidade da inovação, permitindo aos colaboradores que desenvolvessem suas ideias e as apresentassem para seus imediatos.

Ainda que não haja uma política de inovação agarrada à nova vertente do grupo, o simples fato de se ter a permissibilidade e o incentivo, se tornam um grande fator motivador.

A ideia, portanto, deste projeto de inovação é não apenas o de trazer resultados expressivos para a empresa e para a sociedade em que vive, mas também o de incentivar outras células da empresa que também o façam, bem como a de criar, em definitivo, um segmento específico para a inovação.

Quanto a este projeto propriamente dito, está se desenvolvendo dentro de um cenário de bastante certeza e convicção. Inúmeras pesquisas de players atuantes no setor apontam para uma constante do segmento da construção civil em São José do Rio Preto/SP, que é uma cidade em franca expansão e um dos melhores lugares do Brasil para se viver, vejamos:

  • https://www.secovi.com.br/noticias/aumenta-o-otimismo-do-mercado-imobiliario-de-sao-jose-do-rio-preto/15534;
  • https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/mercado-imobiliario-do-interior/noticia/2021/12/28/setor-imobiliario-mantem-otimismo-para-crescimento-em-2022-no-interior-paulista.ghtml;
  • https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2021/02/11/rio-preto-e-considerada-3a-melhor-cidade-do-pais-para-viver-aponta-estudo.ghtml;
  • https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/riopreto/rio-preto-e-a-2-melhor-cidade-do-pais-1.846550;

Em termos de estratégia, definiu-se pela alavancagem de recursos existentes, sustentando a vantagem competitiva que a empresa, o mercado e o projeto em si oferecem (já que pioneiro dentro do segmento da construção civil).

O corpo de colaboradores da empresa compõe-se de um mix de funcionalidades, dentre as quais aquelas que julgamos suficientes para segmentar as etapas do projeto e torná-lo realidade, garantindo que cada grupo de segmentação seja acompanhado de um tutor-gestor para garantir o controle, a coordenação e o avanço da ideia de inovação. Importante consignar que apesar da presença de um tutor, a ideia é de que a visão seja sempre de caráter horizontal, denotando a importância de todos os componentes para o atingimento do sucesso que se espera.

Inovação no modelo de negócios

O modelo de negócio CANVAS é uma ferramenta para formatar um modelo de inovação de negócio, que serve para ser utilizada numa empresa nova ou até mesmo em uma com décadas de existência. O principal para que o modelo seja bem utilizado é a predisposição dos gestores a pensar de modo colaborativo em busca de soluções para os problemas evidenciados ou para o desenvolvimento de uma nova ideia.

De manejo considerado simples dentro do mundo empresarial, o modelo CANVAS ajuda o empresário, diretor, coordenador, gestor, colaborador, etc, a visualizar as questões estratégicas do seu negócio, permitindo a estruturação de um inovador plano de negócios, aliando prática e dinâmica dentro das organizações empresariais.

A sistemática desenvolvida por Alexander Osterwalder nada mais é do que um “mapa visual”, composto de 9 (nove) diferentes quadrantes para preenchimento dinâmico (significa dizer que não há estaticidade, imutabilidade, mas justamente o contrário: o CANVAS pode ser constantemente modificado para que se encontre, ao final, o melhor modelo de inovação).

No presente trabalho, de modo a permitir melhor visualização, desenvolvemos a metodologia CANVAS sob duas perspectivas, quais sejam: a) por gráfico; b) em lista. Ambas apresentam o mesmo conteúdo, porém sob modelos de apresentação diversos, que em nada modificam a sua essência ou a ideia de inovação. Vejamos:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Conclusão

Como vimos, a ideia de implantar uma cultura de inovação dentro de uma empresa passa por uma série de fatores que podem ter um impacto mínimo ou, por vezes, muito amplo, dentro deste contexto. Também aprendemos que inovar deve ser da essência empresarial, para que ela não fique esquecida e ultrapassada. É a forma de se manter conectada com as mudanças da sociedade e do mundo em que vive e desenvolve suas atividades. É, ainda, uma forma de contribuir, melhorar, o seu meio.

O escopo do presente trabalho é o de apresentar, em sucintas linhas, uma ideia de inovação aos olhos deste acadêmico, considerando a empresa em que está inserido e o seu segmento de atuação. Dentro do que foi apresentado, busca-se um produto inovador para o grupo Tarraf & Filhos, que poderá incrementar suas vendas imobiliárias (ao atrelar um sub-produto) utilizando como fomento o crédito concedido por outro braço da empresa, que é a Tarraf & Filhos SCD, do segmento financeiro.

Desta forma, os gatilhos de ganhos ficam todos concentrados em empresas do grupo, que não vão precisar dispor de uma grande estrutura (além da já existente), para trazer ao mercado um projeto inovador e, claro, inédito (nenhuma outra incorporadora ou construtora atrela esse tipo de produto ao seu portfólio).

A ideia, ainda, é de perfectibilizar o projeto rapidamente, permitindo que os primeiros rendimentos sejam utilizados para fomentar e aumentar a sua estrutura, possibilitando que no futuro outras incorporadoras e construtoras façam uso desta ideia utilizando-se da plataforma desenvolvida pelo grupo Tarraf & Filhos e pelo seu braço financeiro, a Tarraf & Filhos Sociedade de Crédito Direto.

Um projeto simples, porém inovador!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (793.6 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com