TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Projeto Interdisciplinar Democracia e Eleição

Por:   •  5/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

        1. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho será abordado o tema “Democracia com o foco nas eleições”. Será discutido qual é o sentido de democracia para os ouvintes da palestra (estudantes de 14 a 18 anos), focando principalmente no quesito eleições e nos direitos e deveres destinados para cada cidadão (que são especificados na Constituição Federal de 1988). Podemos definir a democracia como um sistema que respeita os princípios que estima e protege a liberdade humana e é baseado no governo de todos, norteando os direitos individuais e das minorias. É de suma importância que o  tema “democracia” seja discutido em escolas, faculdades ou qualquer instituição de ensino, pois é essencial que todo cidadão, seja ele jovem ou idoso, saiba o sentido de democracia para que haja mais participação e de certa forma uma cobrança aos governantes, já que todos são eleitos pela população que usufrui do seu direito democrático (que é o direito ao voto).

        A importância desse grande instrumento da democracia, o voto, teve sua origem, no Brasil, a partir do ano de 1532, algumas décadas após a chegada de Pedro Álvares Cabral. Essa primeira votação que ocorreu tinha presente uma democracia extremamente limitada pela ínfima participação popular, apenas homens de alta renda podiam votar. Perpassaremos esse contexto de evolução democrática, onde a cada século fomos expandindo a participação social no voto. No Século XIX, o voto deixou de ter o âmbito municipal e passou a vigorar num caráter mais nacional. Com a instituição da Constituição de 1824 tivemos a inserção de um voto censitário, ainda incapaz de ter um valor abrangente na sociedade.

        Os traços de democracia múltipla mais próximos da nossa sociedade de hoje foram iniciados somente após a Proclamação da República, onde assim tivemos, em 1894, a primeira eleição republicana da nossa história, mas ainda sob baixa participação popular, já que apenas 2% da nossa população tinha direito ao voto. Somente a partir das eleições de 1935 o voto feminino passou fazer parte do nosso seio social.

        O voto jovem, este que é o égide da nossa pesquisa, teve como marco de força o surgimento da nossa constituição atual, que tornou obrigatório o voto para os maires de 18 e facultativo para os analfabetos, maiores que 16 e menores de 18 anos, e para os idosos com mais de 70 anos. Sob esse aspecto apresentado dissertaremos sobre a importância da democracia e sobre a importante participação do jovem nesse processo, jovem este que é o presente e o futuro da nossa sociedade.

DETALHAMENTO / ALTERADO PARA REDAÇÃO FINAL

        A origem do voto no Brasil tem como marco histórico a data de 23 de janeiro de 1532, algumas décadas após ainda da chegada de Pedro Álvares Cabral. Essa primeira votação simbólica ocorreu, na colônia portuguesa de São Vicente, de forma indireta, onde apenas homens de alta renda podiam votar. Apenas em 1821 o voto deixou de ter o âmbito municipal e passou a vigorar num caráter mais nacional. Em 1824, com o surgimento da nossa primeira Constituição, elaborada sob as rédeas de D. Pedro I, o voto passou a ser censitário, mas ainda abrangendo uma pequena parte da nossa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com