TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA - PROCESSO PENAL

Por:   •  1/12/2019  •  Resenha  •  5.740 Palavras (23 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 23

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

- A jurisdição não é o único mecanismo de solução de conflitos.

Solução de conflitos:

  • Autotutela (processual e material). A forma que originou tudo.  

Art.354 do CP –  é crime fazer justiça com as próprias mãos para satisfazer pretensão, embora ilegítima, salvo quando a lei permite. A lei veda a autotutela. É basicamente o emprego da força bruta para obtenção de algo.  O correto é buscar o direito através da jurisdição.   Porém há exceções em que a autotutela é legitima, são: legitima defesa, estado de necessidade, art.23, I, II do CP. E o código civil no artigo 1210 prever mais duas, o desforço mediato em defesa da posse e a legitima defesa da posse, que tem a ver com turba (invade o que é de sua posse) ou esbulho. Na ameaça de turbação (ameaça de perda) usa-se o desforço imediato em defesa da posse. Quando a posse for perdida é o esbulho, elemento é a legitima defesa.  Resumindo é o emprego da força bruta para conseguir algo.

  • Autocomposição (art. 98, I da CF/88)

O artigo 98, I da constituição pode ser interpretado de duas formas: umas que diz que a conciliação prevista é somente para os juizados de causas cíveis (excluindo o penal) e outra que a previsão se aplicaria aos dois (penal e civil).

São exceções ao princípio da obrigatoriedade. É acordar, fazer acordo. É permitido nas ações penais publicas condicionadas e ação penal publica privada. É permitido também na ação penal publica incondicionada de acordo com a transação penal, que é uma composição entre estado e réu, não mais entre vitima e réu, o único empecilho é que eu só posso aceitar uma transação a cada 5 anos.  

  • A Igreja pode ser considerado uma forma de resolução de conflito.  

JURISDIÇÃO

Jurisdição tem como regra, como objetivo a imparcialidade pois o terceiro que vai julgar não pode julgar conforme o réu/vitima e sim tem que ser imparcial.

Conceito: poder-dever de dizer o direito no caso concreto (juris dictio = dizer o direito).

O estado por ter monopolizado para si a jurisdição ele não pode negar a jurisdição (princípio da inafastabilidade) jurisdição é um direito, é uma garantia. Principio da necessidade = pena + crime + processo.  

- Jurisdição como garantia: Pretensão acusatória vs. Filtragem jurisdicional (principio da necessidade)    

Não existe processo sem jurisdição. Jurisdição é a garantia de que a pretensão acusatória (que legitima a oferecer a denúncia, vontade de acusar alguém, só é legitima quando a lei determina) não irá se tornar uma condenação.

JURISDIÇÃO VS. COMPETÊNCIA  

Jurisdição: Abstrata e Subjetiva (abstrata, subjetiva, una e indivisível)

Competência: Concreta (específica) e objetiva (definição antes do crime). (racionalização, especialização, otimização, qualidade e legitimidade)

Jurisdição é o poder que reflete soberania do estado, é o poder que o estado soberano tem para julgar seus cidadãos. Não existe duas jurisdições o que existe é divisão de tarefas. O país soberano constitui suas próprias leis e julga conforme elas.

A competência é específica, é divisão de trabalho e garantia de imparcialidade.

  • Há conflito de jurisdição? (arts.113 a 117 do CPP) Quando dois juízes brigam para ver quem tem que atuar naquele processo não é conflito de jurisdição e sim de competência. Conflito de jurisdição é quando há dois países limítrofes por exemplo ficar debatendo qual vai julgar o caso, a jurisdição brasileira e a outro exterior.  

Competência tem extrema relação com o principio do Juiz Natural (art. 5º, LIII da CF/88)

  • Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente
  • Garantia de um Juiz Natural e Imparcial cuja competência esteja definida por lei anterior ao fato criminoso. Competência é a divisão de trabalho, é a escolha do juiz imparcial.

( aula 26.03.2018) PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL = Juiz Imparcial e parecer ser imparcial. Ferramenta inexorável da jurisdição para que se posse ser imparcial.

Está basicamente firmado em dois incisos da constituição, mas o mais importante é o artigo 5º inciso LIII da CF/88.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;

Não é só autoridade que tem jurisdição, é autoridade competente.

O Princípio do Juiz Natural é uma garantia constitucional indispensável, imprescindível, imodificável porque se trata de clausula pétrea.   Tem duas expressões, a primeira é evitar a escolha arbitraria de quem vai julgar e a segunda evitar criar tribunais de exceção. A escolha de quem vai julgar se dar no momento em que eu cometo o ilícito (regras anteriores, gerais e impessoais) não se pode escolher o juiz depois do fato.

O STJ entende que a criação de varas especializadas não fere o princípio do juiz natural quando criados para determinados tipos de crime, e não um único crime em específico. Criar uma vara especializada para determinado tipo de crime. Ex: vara especializada em crimes de droga. Inclusive o STJ entende que a criação de varas especializadas não fere o principio nem nos julgamentos dos casos cometidos antes da criação da vara.

 

Resumindo o principio do juiz natural veda a escolha aleatória de juiz e também A criação de tribunal de exceção.  

PRINCIPIO DA INVESTIDURA -  Investir-se da jurisdição (ex. de juízes ingleses que utilizam a toga e peruca para mostrar que quem está decidindo é o estado e não eles). Investidura garante que aa jurisdição não vai ser exercida por alguém que é amigo da corte. É um processo que determina quem vai ter legitimidade para exercer jurisdição, que no Brasil será aquele que passar em um concurso, tiver 3 anos de atividade jurídica, tem que ser nomeado   na ordem de classificação, ser empossado e entrar em exercício, depois de passados os requisitos será investido de jurisdição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com