TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Marcha das Vadias -Resenha crítica

Por:   •  10/7/2018  •  Seminário  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA- UNIPE[pic 1][pic 2]

CURSO DE DIREITO

DIREITOS HUMANOS

RESUMO: “A MARCHA DAS VADIAS

João Pessoa

2017.1

[pic 3]

RESUMO: “A MARCHA DAS VADIAS

A MARCHA DAS VADIAS

   A marcha das vadias é um movimento que começou em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, após a declaração de um policial de que mulheres poderiam evitar ser estupradas se não se vestissem como vadias. Essa declaração gerou uma reação nas mulheres dando origem ao surgimento e replicação de várias marchas pelo mundo denominadas marchas das vadias.

No Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, a primeira marcha ocorreu alguns meses após o primeiro movimento, ocorrido em Toronto, no Canadá, no mesmo ano de 2011.

A Marcha surge como um fenômeno contemporâneo, com reivindicações antigas do movimento feminista, porém atualizadas. A Marcha exige liberação de um imaginário preso a proposições abusivas e exploradoras do corpo feminino.

A Marcha das Vadias tem a finalidade de declarar o direito à liberdade, dignidade e respeito que toda mulher tem que ter, sem que sejam alvos de violência, segregações ou preconceitos, como também alertar a população que toda mulher tem o direito a autonomia de decisão do seu próprio corpo e de sua individualidade.

As mulheres buscam a liberdade do corpo em relação a reprodução, ao direito ao aborto, respeito de poder expor sua opinião e ser respeitada, tomar decisões livremente.

As reivindicações do movimento feminista sempre estiveram sustentadas pela igualdade de direitos, manutenção do bem-estar, conquistas de oportunidades nos espaços públicos como qualidade intrínseca do feminino.  Na Marcha das Vadias o corpo assume um significado mais amplo. Ter autonomia sobre o corpo extrapola o tema do controle da reprodução e da saúde e a articulação de políticas públicas correspondentes, e passa a se referir principalmente a um modo de experimentação do corpo que, embora não prescinda de transformações na política, na cultura e nas relações interpessoais, é vivenciado como subjetivo.

Assim, nas marchas, a sensualidade dos corpos é celebrada; os padrões de beleza feminina são questionados por corpos que reivindicam pelos e diferentes formatos; a menstruação é positivamente assumida. A nudez, importante instrumento de impacto nas marchas, parece condensar a um só tempo a capacidade de criticar as normas de gênero e de expressar este modo subjetivo de libertação do corpo.

Mas, igualmente respeitados devem ser os direitos do homem como repeito a opinião, ao corpo sendo assegurada a liberdade a dignidade sem que sofram qualquer tipo de violência.

Conclui-se do exposto, que o objetivo da Marcha das Vadias não é tornar o masculino o inimigo, é, sim, assumir o corpo feminino como protagonista de si mesmo, sem que precise da condução, ou do aval de um sistema patriarcal, pois tanto o homem quanto a mulher devem ser respeitados como seres humanos em razão do princípio da dignidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com