TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modalidade de Registro

Por:   •  6/11/2017  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Modalidade de Registro

Com a aquisição ou venda, até mesmo a construção, de um imóvel nos deparamos com o Direito Real dessa coisa, in verbis, “é a relação de poder jurídico de um sujeito sobre um objeto” (FERNANDES, Alexandre Cortez; aula de Direitos Reais na instituição FSG de 2017). Com essa afirmação entende-se haver um Direito de Sequela, que nada mais é do que o direito real perseguir aquele que estiver com a coisa; isso se mostra nas características de propriedade, que nada mias é o USO, GOZO e DISPONIOBILIDADE dessa coisa. Considera-se que a propriedade se adquire, intrinsecamente, com a transcrição do título, caracterizando um procedimento instado, por legisladores dessa república federativa, par ter um controle e publicidade das ocorrentes transmissões ou alterações no Registro do Imóvel.

Registro de Imóveis

Objetivo

Segundo Walter Ceneviva, tem por intenção o Registro “garantir a autenticidade, a segurança e a produção dos efeitos dos atos jurídicos inter vivos ou mortis causa, constitutivos, declaratórios ou extintivos de direitos reais sobre imóveis.” (Apud Maria Helena Diniz, in Sistema, p.5.). Como o conteúdo exposto pelo autor acima, o registro assume qualidade inquestionável do domínio ali declarado, em relação do ente de direitos.

No demais, há quatro situações que tornam meramente declarativa a função do registro, que são: a Usucapião devinda de sentença, na Averbação da modalidade de comunhão entre cônjuges, de acordo com o regime de comunicabilidade escolhido, na Acessão natural, Acréscimo de Área, assim como na situação de sucessões.

USUCAPIÃO      

Essa forma de adquirir a propriedade do imóvel que havendo permanecido de forma ininterrupta em um lugar e por ninguém ter sido questionada sua posse; dispõe do título sem condições de registro. Nesse caso não lhe cabendo alternativa a não ser a de propor ação de usucapião para declarar certa a sua característica de proprietário, sendo também como forma de se precaver de futuros contestadores, e findo o processo trazer a legitimação registral a seu título. Para a efetivação do registro seguir-se-á, de via de registro declaratório de domínio, com transito em julgado, por carta de sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com