TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ordem das Coisas

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

a) Apesar de o assassinato já ser um crime tipificado no Brasil existe um motivador específico para o crime mencionado: o ódio. Comente quais você considera serem as causas para a população LGBTQI+ seja alvo desse crime. 

        O Brasil atualmente ocupa o topo do ranking dos países que mais matam LGBts no mundo segundo dados da TGEu (Ong Transgender Europe).

        Um agravante é que muitos desses dados são mascarados pela dificuldade de contabilizar os crimes. Em muitos países, não é possível obter informações confiáveis, como O Brasil.

        Existem diversos cenários para esses números no Brasil serem tão elevados. Entre os motivos, estão grandes níveis de violência no contexto histórico como a cultura da escravidão e a época do período da ditadura militar, alta vulnerabilidade de LGBts na prostituição, preconceito enraizado no contexto cultural e a falha do Estado em prevenir e investigar esses crimes.

        Tradicionalmente, a nossa cultura se baseia numa estrutura “heteronormativa”. Assim, tudo que for fora do padrão “homem/mulher” acaba causando aversão e repulsa.

        Dentre as causas acima apontadas, a mais relevante e preocupante é o preconceito estrutural presente na sociedade brasileira atual, caracterizando a homofobia.

        O preconceito impede que LGBTs possam exercer livremente a sua cidadania ou viver em paz e segurança como qualquer outro cidadão detentor de direitos. Alvo de discriminação, são constantemente ameaçados com insultos ou agressões físicas que muitas vezes levam à morte.

        São externamente comuns casos de casais LGBTs que enfrentam corriqueiramente constrangimentos em diversos lugares como festas, bares, shoppings, cinemas simplesmente por assumirem abertamente sua opção sexual. Em decorrência disso, enfrentam o assédio e ameaças verbais e físicas que muitas vezes acabam resultando em lesões corporais ou homicidios.

        Tudo se torna ainda mais gravoso quando o preconceito ou aversão aos LGBts se torna uma política de Estado ou não tem a devida proteção e atenção por parte do setor público que não destina políticas públicas de proteção a esse grupo de risco.

        É preciso, de maneira urgente, a criação de políticas públicas que possam acolher e proteger essa população para que se sintam seguras e capazes de viverem suas vidas e exercerem seus direitos.

        

        

b) Comente que fatores você considera que dificultam a relação entre polícia e as comunidades carentes no Brasil.

        A polícia atua como figura principal encarregada de manter a ordem pública na tentativa de alcançar a paz social e necessita da conscientização e cooperação de toda a sociedade para alcançar os seus objetivos, entretanto, é fato que a população, ainda tem a polícia como a principal responsável pelo assolamento da violência no país.

        Existem diversos fatores que podem ser apontados como responsáveis pelo distanciamento da polícia e as comunidades carentes no Brasil.

        Pode ser citado como fator precípuo, o fato dos aspirantes a policias entrarem na academia e passarem por um treinamento onde a agressão e a intimidação são a base do curso de formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com