TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Propriedade Privada

Por:   •  10/8/2019  •  Abstract  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

A justificativa (o fundamento) para as restrições impostas pelo Estado sobre a propriedade privada calca-se em, ainda que os sujeitos possuam direitos resguardados pelo Direito Civil para usar, dispor e usufruir da coisa (propriedade), tais direitos não são ilimitados, podendo sofrer restrições diante do interesse público ou em confronto com direitos alheios coexistentes.

Dessa forma, cabe ao Poder Público a tutela da propriedade, quando passamos a falar em poder de polícia, adentrando na esfera pública, submetendo-se ao direito público. Assim, a propriedade privada encontra-se sob o julgo do “regime jurídico devogatório e exorbitante do direito comum”.

Ao falar sobre o poder de polícia, a autora chama atenção para a expansão nas atividades do poder de polícia que, anteriormente, apenas impunha-se às obrigações de não fazer, passando também a impor no dever de fazer. Dessa forma, duas correntes justificam a atividade do poder de polícia. São elas: a primeira interpreta sob dois aspectos, o negativo e o positivo. O primeiro refere-se às obrigações de não fazer, e até mesmo às de fazer, as quais abrangem as limitações impostas sobre a propriedade privada. Já a segunda diz respeito a obrigação de fazer consistente no dever de utilização da propriedade. Assim, de acordo com o entendimento de Carlos Ari Sundfeld, a função social da propriedade seria um novo instrumento, juntamente com os demais. Aqueles que defendem essa segunda corrente sustentam-se ao entendimento de que o poder de polícia é uma atividade negativa, calcada na imposição de limites ao exercício dos direitos individuais dos particulares, ou seja, impõe uma obrigação de não fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (25.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com