TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  25/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.178 Palavras (21 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

GEISA VIANA AGRIPINO NOLETO

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

BRASÍLIA-DF

2019

GEISA VIANA AGRIPINO NOLETO

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Profa. Orientadora: Ma. Ana Carolina Santos do Nascimento

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia pela Faculdade Horizonte, sob a orientação da Professora Ma. Ana Carolina Santos do Nascimento.

BRASÍLIA-DF

2019[pic 2]

FOLHA DE APROVAÇÃO

GEISA VIANA AGRIPINO NOLETO

Monografia Apresentada à Faculdade Horizonte para a obtenção do Título de Licenciado em Pedagogia.

_________________________________________________________________

Orientador: Profa. Ma. Ana Carolina Santos do Nascimento

_________________________________________________________________

Examinador:

Data: ___________________________________________________________________

DEDICATÓRIA

ESCREVER DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

ESCREVER AGRADECIMENTOS A QUEM TE AJUDOU UMA VEZ QUE NÃO FOI  FÁCIL NÃO RSRSRS

A todos de coração um mero agradecimento.

EPÍGRAFE

“A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de sua identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência”.

Antônio Nóvoa

RESUMO

Este Projeto de Ensino traz a questão da RELEVÂNCIA das brincadeiras e jogos com crianças na fase de 0 a 5 anos. Na Educação Infantil considera-se o brincar como uma forma de desenvolvimento e aprendizagem. Tem por finalidade entender a relevância do lúdico, considerar importantes conteúdos para a realização de brincar, compreender o ambiente recreativo que é onde a criança se expressa, mostra seus sentimentos, pensamentos e fantasias. Ao brincar a criança toma iniciativas, imagina, usa suas capacidades intelectuais, o corpo, aprende regras, lida com limites, memória, atenção e concentração. Através do brincar as crianças desenvolvem relações, aprendem a dividir, a respeitar o espaço do outro, com isso o professor passa a utilizar desses recursos para desenvolver em seus alunos alguns aspectos como a socialização e conhecimento de mundo. Sendo assim, o estudo bibliográfico aplicado foi dado por meio de livros, artigos, sites e também de autores relacionados a este tema.

Palavras chaves: Educação Infantil. Professor. Jogos. Brincadeira. Lúdico.

ABSTRACT

This Teaching Project brings the issue of the RELEVANCE of games and games with children in the 0 to 5 years phase. In early childhood education is considered playing as a form of development and learning. Its purpose is to understand the relevance of the playful, to consider important contents for the realization of playing, to understand the recreational environment that is where the child expresses himself, shows his feelings, thoughts and fantasies. When playing the child takes initiatives, imagines, uses their intellectual abilities, the body, learns rules, deals with limits, memory, attention and concentration. Through playing children develop relationships, learn to share, respect the space of the other, so the teacher starts to use these resources to develop in their students some aspects such as socialization and knowledge of the world. Thus, the applied bibliographical study was given through books, articles, websites and also authors related to this theme.

Keywords: Child education. Teacher. Games. Just kidding. Ludic.

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO        18

2.0  DESENVOLVIMENTO        19

2.1 primeiro capítulo        19

2.2  Metodologias utilizada        Erro! Indicador não definido.

3.  CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

4.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29

1. INTRODUÇÃO

O Projeto de Ensino tem por objetivo a pesquisa relacionada ao ensino de educação infantil. Este é um conceito importante e possui ampla significância, entende-se que as brincadeiras constituem parte da infância e compete ao educador ampliar meios para que ocorra a aprendizagem aonde os seus alunos venham aprender com prazer e satisfação. Durante o curso de pedagogia foram estudados eixos pertencentes ao conteúdo, assim podemos entender não só os professores, mas sim todos os profissionais da área da educação têm necessidade das instruções apresentadas.

O mesmo alega o entendimento de que são necessários que os jogos e brincadeiras tenham de ser aproveitados por todos os educadores envolvidos nesse processo que é a educação infantil.

Este projeto foi manifestado pelo desejo de pesquisar sobre os benefícios que os brinquedos e os jogos podem oferecer. Foi observado durante o período de estagio que os professores não utilizavam brinquedos ou jogos com as crianças, às praticas dentro da sala de aula eram tradicionais, sem atividades lúdicas e isso é lamentável já que são ótimas ferramentas para auxiliar o desenvolvimento e aprendizagem de cada um dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (200.7 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com