TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia e Antropologia

Por:   •  13/8/2019  •  Resenha  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Na perspectiva de elaborar um relatório científico procurou se ler o livro para fundamentar os estudos da disciplina Sociologia Geral e Antropologia uma introdução para o curso de Direito primeiro período na Faculdade de Rolim de Moura.

Optou se por um estudo bibliográfico, levando em consideração que os acadêmicos do primeiro período precisam participar dos estudos de nível acadêmico

Ao elaborar o relatório com a temática cultura popular, procurou se analisar o texto sobre os aspectos relacionados ao estudo. É preciso esclarecer que a realidade proposta pela obra visa levar o acadêmico a refletir os estudos

Com a elaboração do relatório pretende assim, fazer a releitura da cultura popular as atividades relacionadas aos estudos garantindo assim os elementos principais para elucidar a sistematização da temática de forma clara e objetiva.

A priori foi feita a leitura de textos e artigos que trata do assunto, em seguida foi realizado o fichamento, analisando e selecionados os dados considerados relevantes para a elaboração do relatório científico.

Num segundo momento, foi feita a leitura síntese para elaboração do relatório científico.

Finalmente será apresentado os resultados da leitura em forma de seminário procurando responder as propostas do autor no corpo do estudo com relatório científico final.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

Proporcionar ao acadêmico da área do Direito uma introdução ao estudo da Antropologia – do “Olhar Antropológico” À constituição dos campos de estudo e pesquisa da Antropologia Propiciando uma fundamentação teórica básica à compreensão dos processos sociais presente nas organizações através do estudo e discussão das principais correntes antropológicas. O estudo de qualquer ciência, por

diversa que seja, deve ter como início procurar entender as circunstâncias e as questões que motivaram o seu surgimento. Nesse sentido, a leitura atenta no tocante a compreensão do contexto em que a Antropologia foi se constituindo enquanto ciência, bem como as diferentes concepções colocadas em debate. Como também a forma de contribuição e com o entendimento, será elaborado o relatório científico com a leitura da obra Antropologia: uma introdução, tomando como pontos de reflexão o histórico, as ideias e os conceitos apresentados. A leitura auxiliará na compreensão da importância do conceito e da área de abrangência bem como o método da Antropologia, cumprindo, assim, a parte da introdução da disciplina.

2.2. ESPECÍFICO

* Identificar a constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo.

* Analisar a crítica ao etnocentrismo e o relativismo cultural.

* Verificar a questões do método: trabalho de campo e observação participante.

* Identificar os precursores e o evolucionismo social na conformação da Antropologia como disciplina.

* Analisar a constituição dos campos de estudo e pesquisa - o alcance e o universo de estudo da Antropologia;

* Identificar os processos, resoluções, disputas e situações de conflito em diferentes sociedades e/ou contextos culturais específicos e diferenciados, a partir da perspectiva interpretativa.

* Destacar no relatório o modo antropológico de pensar o Direito, enfatizando as relações entre saber e conhecimento, sociedade, Estado de Direito, democracia, direitos humanos, justiça e controle social.

3.MATERIAL E MÉTODOS

Foi utilizado metodologia que segundo Santos (2007) “é o ordenamento de regras e diligências estabelecidas para realizar uma pesquisa’’.

No desenvolvimento do relatório foram observados como os autores do livro Antropologia Geral e da Religião, uma introdução de Pedro Fernandes Leite da Luz, Luciane da Luz e Gesiel Anacleto, com uma proposta inovadora para os estudos antropológico. O autor descreve como:

Santos (2007, p. 39) Relatar é basicamente contar o que se observou. [...] texto produzido após uma pesquisa de campo ou laboratório, em que o pesquisado se envolve diretamente com as realidades. [...] é descritivo por natureza. [...] dependem, em grande parte, do notório saber, da capacitação e do olho clínico do pesquisador.

O relatório constará das seguintes técnicas, as quais foram divididas em dois momentos: 

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências (SITE SIGNIFICADOS, 2019, grifo do autor).

No primeiro momento, a leitura dinâmica do capítulo abordado no relatório e buscando na literatura subsídios para o melhor esclarecimento dos estudos antropológicos que além das fontes explicitas, outras poderão ser acrescentadas no decorrer da elaboração do relatório. 

A leitura dinâmica do texto técnico é diferente da leitura de literatura geral. Primeiramente, nos textos técnicos nunca se devem dispensar informações gerais a respeito daquilo que se vai ler. Examinem-se sempre a parte textual do material (capa, folha de rosto) e a pós-textual (orelhas, contracapa), para uma noção a respeito da autoria e da data de publicação das informações (SANTOS, 2007, p.110. grifo do autor).

No segundo momento, foi feita a leitura do livro Antropologia Geral e da Religião que trata do assunto, em seguida foi realizado o fichado, analisando e selecionando os dados considerados relevantes para a elaboração do relatório científico. Sobre fichamento:

“São textos reduzidos. [...] destaca ideias essenciais do texto-base e deve manter o espírito do autor. Procura preservar suas intenções e ênfases, tratando com mais detalhe aquilo que o autor trata mais longamente ‘’ (SANTOS, 2007, p. 42).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com