TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia e Antropologia Jurídica

Por:   •  5/8/2018  •  Dissertação  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Sociologia e Antropologia Jurídica

1) Discorra sobre as teorias que fundaram a antropologia (evolucionismo e do difusionismo). Em seguida exponha argumentos mais contemporâneos no campo de estudo das sociedades humanas que desconstroem tais teorias.

O evolucionismo, de acordo com a Antropologia Social, é uma teoria baseada na ideia de que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente vão se tornando mais civilizadas durante o passar do tempo. Dessa forma, o primitivo é associado com comportamento animalítico; enquanto civilização é associada com a cultura europeia do século XIX. Seus principais pesquisadores foram James Frazer, Lewis Henry Morgan e Edward Burnett Tylor.

O evolucionismo baseia-se em 4 características (de acordo com Roberto da Matta):

  1. A ideia de que as sociedades humanas deviam sem comparadas entre si por meio de seus costumes. Estes costumes devem ser analisados como entidades isoladas de seus respectivos contextos ou totalidades.
  2. Os costumes têm uma origem, uma substância, uma individualidade e um fim.
  3. As sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, com eventos podendo ser tomados como causas e outros como consequência. Junto com essa ideia temos a noção de progresso e de determinação.
  4. Trata-se do modo típico pelo qual essas doutrinas enquadram as diferenças entre os homens.

O difusionismo, é uma corrente que surgiu em contraponto ao evolucionismo. Por meio desta corrente os homens que viviam em pequenos grupos isolados, com o passar do tempo, criaram ciclos culturais bem caracterizados, resultante do confronto de diversos tipos culturais através de diferentes meios. Uma cultura começou a influenciar a outra de maneira significativa e vice-versa, criando assim um mosaico de traços culturais.

No campo de estudo das sociedades humanas, o Relativismo Cultural é tido como suporte para os estudos de culturas, costumes e tradições dos diferentes povos. Por meio desta visão relativista, cada indivíduo deve considerar o ambiente, os costumes, as tradições, o modo de pensar e produzir do “outro” como sendo diferente, porém não superior ou inferior, deve haver respeito mútuo. Assim não há o desmerecimento da cultura do outro, uma cultura não é considerada mais “evoluída”, importante, melhor ou superior que a outra.

2) O que é etnocentrismo? (Justifique sua argumentação relacionando aos textos e discussões realizadas na disciplina).

O etnocentrismo pode ser visto como um preconceito presente nas sociedades, aonde um determinado grupo pensa que sua cultura é a única “ certa”, melhor e superior que as demais. Desse modo, sociedades etnocêntricas veem o outro como “aberração” e querem integrá-lo a sua cultura pois é a única válida. Assim, o desrespeito pela cultura alheia acaba despertando o sentimento de desprezo e os indivíduos que não fazem parte da cultura predominante acabam sendo esquecidos e menosprezados. Daí a importância do relativismo cultural e do respeito ao próximo na sua condição, tempo, costumes e modo de pensar diferenciados dos demais.

3) Discorra sobre o conceito de Cultura fazendo um paralelo com os avanços teóricos no campo da antropologia.

A cultura é um processo acumulativo, onde diversas visões do passado a respeito de religião, comportamento humano, costumes, leis, valores, etc. vão construindo uma bagagem história das gerações anteriores e são reiterados com o passar do tempo. O indivíduo constrói sua identidade a partir da cultura na qual ele é inserido desde o nascimento. O poder cultural tem tamanha força que por onde o indivíduo passa e através de suas ações, sua cultura é identificada pelos demais. Por se tratar de um fenômeno natural, a cultura está presente em todos os indivíduos de diferentes formas. Alguém que morou no Japão por 20 anos, porém hoje reside no Brasil atualmente, apresenta características culturais tanto de um país como de outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com