TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Produção de Textos

Por:   •  15/3/2022  •  Resenha  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

 

Uma das definições encontradas na literatura para o que se denomina ruído é que este pode ser um erro, uma perturbação ou uma alteração da comunicação de uma mensagem, seja sonora, visual, escrita, etc (COSENTINO, 2019). Para Pizzaia e Santana (2015), ruído é uma interferência indesejável que pode ocorrer em qualquer processo de comunicação e pode resultar em perdas ou desvios na mensagem transmitida (apud CARVALHO, 1995; OLIVEIRA, 2009). Desta forma, o ruído pode ser devido àquilo que se transmite, ao seu codificador, a uma barreira, à semântica ou até mesmo a sua tradução (COSENTINO apud GIL, 2014, PG. 25). Segundo Freire, Caminha e Silva (2015), os principais tipos de ruídos são classificados como: físicos, fisiológicos, psicológicos e semânticos. Sendo que os ruídos físicos seriam de origem externa, como sons aleatórios que interrompem e dificultam o processo informativo. Já aqueles ruídos considerados de ordem fisiológica estariam relacionados a fatores físico-corporais, como por exemplo, dor de cabeça, dor nas costas, indisposição, entre outros. Os ruídos psicológicos estariam mais relacionados à situação mental dos atores, emissor/receptor. E por fim, os ruídos semânticos aconteceriam na dificuldade de se compreender determinada palavra ou frase. Um exemplo deste ruído seria um médico conversando com o seu paciente utilizando-se de termos técnicos, provavelmente o paciente, sendo leigo, teria dificuldade em entender corretamente a mensagem. Para o site Denouncefy (2022), há cinco tipos de ruídos: Físicos, Técnicos, Psicológicos, Fisiológicos e Semânticos. Com conceitos semelhantes aos encontrados na literatura, no entanto, o conceito de ruído técnico, apresentado na plataforma, cabe uma pequena explicação. Este consiste em problemas ligados ao canal de comunicação, como por exemplo, uma perda de sinal da internet ou uma conexão ruim. Importante ressaltar que, em aula, nós também tivemos a apresentação de três tipos de ruídos, a saber: ruídos de ordem física, cultural e psicológica. Ruído de ordem física seria, por exemplo, um erro digitado, grafia inadequada, etc. Já o de ordem Cultural, traz a ideia da diferença intelectual, nível de escolaridade entre emissor e receptor, ambiguidades, entre outros. O ruído de ordem psicológica estaria relacionado às condições psíquicas e mentais de ambos os atores, condições como antipatia e agressividade podem ilustrar este conceito. 

As mensagens podem ser transmitidas em diferentes formatos, orais, escritas e não verbais, de acordo com Cosentino (apud ROBINS, 2005; SILVA; NASCIMENTO; NOGUEIRA, 2007). A comunicação oral é uma das principais formas de se transmitir uma mensagem. Seja por palestras, debates formais entre dois indivíduos ou em grupo. Trazem como vantagens a rapidez e o feedback. No entanto, quanto maior o grupo de pessoas recebendo a mensagem, maiores são as chances de ocorrer distorções na mensagem original (ROBBINS, 2005). 

A comunicação escrita envolve diversos meios, tais como cartas, e-mails, jornais, dentre outros. Este tipo de mensagem traz uma vantagem bem significativa, o cuidado na hora de produzir o documento. Ela tende a ser mais elaborada, mais lógica e clara no processo. Todavia, ela é mais lenta em relação à oral e há ausência de feedback (ROBBINS, 2005). 

Por fim temos a comunicação não verbal, esta acontece quando há interação com ou sem a utilização de palavras, ou seja, entram em cena as expressões faciais, movimentos, objetos e postura, como cita Cosentino (apud MOURÃO et al., 2009; NEVES; GARRIDO; SIMÕES, 2015; SANTOS, 2014). Segundo Silva (2009), as pessoas expressam o que querem ou sentem por meio do seu corpo e expressões, acabando muitas vezes por “dizer” muito mais do que o que querem transmitir. 

O site Blog da Zendesk (2022) ilustra alguns dos possíveis riscos e impactos dos ruídos em uma organização empresarial. Um deles seria a redução da produtividade e a qualidade das entregas, segundo o site, os ruídos na comunicação empresarial fazem com que as informações não cheguem ou cheguem de maneira genérica aos seus colaboradores. Isto poderia ocasionar dois efeitos: i) obrigar o profissional a buscar as informações faltantes ou ii) ele irá realizar as tarefas apenas com as informações disponíveis. Em ambas as situações, a perda de qualidade e produtividade é evidente. Outro fator negativo citado pelo site são os trabalhos constantes, pois um trabalho mal realizado pode significar ter que fazê-lo novamente, despendendo tempo e esforço que poderiam ser usados em outra tarefa. Mais um risco apresentado pelo blog da Zendesk é, o que podemos considerar efeito direto e indireto das falhas de comunicação, o prejuízo financeiro. O blog cita uma pesquisa realizada com 400 organizações de grande porte que apontou uma perda média de 64,2 milhões de dólares ao ano por empresa. Este mesmo estudo estima que o prejuízo pode chegar a 420 mil dólares ao ano para uma empresa de pequeno porte. 

Não há de se negar o prejuízo que os ruídos na comunicação podem causar em uma organização. O site Comunicarte (2022) apresenta algumas medidas a serem tomadas para evitar ou mitigar os efeitos nocivos dos ruídos, como por exemplo, investir em canais oficiais de comunicação, fazendo com que o registro de qualquer pedido ou conversa entre os colaboradores sejam feitos por canais específicos. O blog também indica a realização de dinâmicas entres os colaboradores, com o objetivo de promover a integração e o diálogo e trazem como benefícios um ambiente mais amigável e uma comunicação mais fluída entre eles. Confirmar que a informação foi compreendida pode evitar que, no percurso desta, ruídos possam distorcer a mensagem original, causando problemas, consoante o blog Comunicarte(2022). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (148 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com