TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência contra Idosos

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Violência contra Idosos

Palavras-Chave: Idosos - Violência - Estatuto do Idoso.

Com o passar dos anos, foi registrado no Brasil uma considerada redução na taxa de mortalidade dos idosos, estimando-se que a população idosa no Brasil seja de quase 26 milhões de indivíduos acima de 60 anos, hoje a expectativa de vida dos idosos subiu para 75,8. O envelhecimento está presente em todas as sociedades e todos precisamos de garantias

O cenário de violência contra o idoso tem como característica abusos e maus tratos, tanto físico quanto psíquicos, abusos financeiros e até mesmo abandono. Geralmente estes crimes são cometidos por familiares, pessoas que dependem financeiramente do idoso e até mesmo por falta de paciência para dar todo apoio e todo suporte.

Os movimentos sociais em favor de idosos começaram a surgir no ano de 1994 com a Política Nacional do Idoso. Com isso, no ano de 2003 surgiu o Estatuto do Idoso, conhecido como a Lei n° 10.741/03, tem como objetivo garantir a dignidade do idoso e cumprimento das obrigações por parte da família, do Estado e da sociedade.

A violência contra a pessoa idosa é um tema que necessita de muita atenção, informação e a busca pelo fim desse problema, sendo que essa atitude fere os direitos humanos

Após a análise das denúncias contra os idosos foi constatado que no ano de 2017 teve um aumento de 20,54% sobre o ano de 2016. A maioria das violências era praticada dentro de seus próprios lares. Segundo o Disque 100, as denuncias se dividem da seguinte forma: 77% das denuncias são por negligencia, 51% são por violência psicológica, 38% por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial e 26% por violência física e maus tratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com