TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Nacional

Por:   •  29/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instituto de Ciencias Humanas e Sociais –ICHS

Disciplina : Contabilidade Nacional

Aluna: Marianna Teles de Queiroz Albuquerque

N°:201210530-9

Respostas

1)

1.1) Segundo o texto o homem difere do animal a partir do momento em que ele começa um ciclo produtivo.Sendo assim desde que o homem é homem há uma relação de organização de produção mesmo que para subsistência. O modo de produção capitalista é movido diferentemente dos primeiros modelos de organização da produção devido ao seu objetivo de geração de lucros a partir da máxima harmonia entre os fatores de produção. Tais fatores que podemos também ver nas formas mais rudimentares de produção, tal como bens naturais e força de trabalho.

Contudo podemos avaliar que o modo de produção capitalista é nada menos do que o desenvolvimento das praticas produtivas rudimentares, pois ele se adéqua ao sistema ao qual a sociedade atual está inserida,aonde a produção gera capital e o capital move a saciedade.

1.2) No sistema capitalista o modo de produção caracteriza-se tanto por um estrutura economica, quanto por uma estrutura política.

A estrutura econômica relaciona-se por uma relação de troca ao qual temos uma economia em uma economia mercantil, ao qual a relação de troca é voluntária, o mercado é o espaço de trocas e as mercadorias são os produtos destinados a trocas.Alem de ser um regime de trabalho assalariado e com o fator tecnologia permitindo constantes progressos técnicos.Ja a estrutura política vem do conceito de estado nacional moderno que indica um monopólio do Estado no controle da violência.

Com isso podemos analisar que o modo de produção capitalista se baseia em quatro características principais : relações de produção, forças produtivas, sistema de mando/obediência e exercício da violência.

2)

2.1) São três os fatores de produção, força de trabalho,capital fixo e recursos naturais.

A tecnologia exerce um papel primordial na geração do do PIB pois indica o que é possível produzir e qual é a produtividade existente para cada método produtivo. A tecnologia no modo de produção capitalista destaca-se por estar em constantes melhorias e evolução, afim de reduzir os custos e trazer inovações para os produtos.

2.2)Os fatores de produção e a tecnologia disponível indicam a capacidade produtiva de um país. Pois quanto mais fatores de produção e tecnologias inseridos no processo produtivo maior será o nível de produção.

2.3) O PIB potencial mede a capacidade produtiva instalada na economia. Ou seja, o quanto a economia pode crescer sem causar pressões inflacionarias.

Já o PIB efetivo é o valor real total dos bens e serviços finais produzidos no país. Sendo assim podemos analisar que a diferença entre PIB efetivo e PIB potencial é que o potencial é especulativo e o efetivo são de fato as contas finais da economia.

3)

3.1)  Podemos mensurar o PIB em três óticas diferentes, a da demanda, da renda e do produto. Para mensurarmos o PIB pelas óticas indicadas utilizaremos as seguintes equações

Ótica da demanda :  PIB = consumo das famílias + investimento + variação de estoques

Ótica da renda : PIB = salário + excedente operacional bruto

Ótica do produto : PIB = valor bruto da produção – consumo intermediário

3.2) Segundo o IBGE em valores correntes o PIB de 2015 fechou em 5.904 trilhões de reais.

3.3) O PIB real é usado para mensurar de forma mais eficiente a prosperidade da economia, baseada em um país que produz sem que haja influência da variação do preço. O PIB real usa um ano-base para que os preços  sejam constates e sendo assim so avalie a mudanças na quantidade produzida

3.4)Podemos observar que no período de 2014 á 2015 houve uma redução no PIB de 3,8%. Esse recuo foi causado pela queda de alguns fatores de mensuração do PIB, como consumo das famílias, impostos e investimento.

A crise financeira ao qual o país está inserido hoje atingiu diversos setores públicos e privados. O aumento do desemprego de maneira cíclica influencia no nível de consumo das famílias, sendo assim um aumento da taxa de desemprego faz com que haja uma diminuição no consumo das famílias,só em 2015 o houve um recuo de 4% . Já os investimentos tiveram um recuo de 14% e a arrecadação dos Impostos também recuaram em 7.3% devido a redução da produção industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com