TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A possibilidade de dano moral nos casos de corpo estranho em alimentos sem a ingestão

Por:   •  18/11/2019  •  Monografia  •  3.034 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

DIANE STHÉFANE FERREIRA DE OLIVEIRA

A POSSIBILIDADE DE DANO MORAL EM CASOS DE CORPO ESTRANHO ENCONTRADO EM ALIMENTOS INDEPENDENTE DA INGESTÃO

GOIÂNIA

2019

DIANE STHÉFANE FERREIRA DE OLIVEIRA

A POSSIBILIDADE DE DANO MORAL EM CASOS DE CORPO ESTRANHO ENCONTRADO EM ALIMENTOS INDEPENDENTE DA INGESTÃO

Projeto de Pesquisa apresentado a Coordenação do Curso de Direito da Universidade Paulista - UNIP, Campus Flamboyant, para fins de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação da professora Mestre Edith Machado Giolo.

GOIÂNIA

2019

DIANE STHÉFANE FERREIRA DE OLIVEIRA

A POSSIBILIDADE DE DANO MORAL EM CASOS DE CORPO ESTRANHO ENCONTRADO EM ALIMENTOS INDEPENDENTE DA INGESTÃO

Projeto Aprovado em:

_______/________________/____________

______________________________

Orientador Profª Mestre Edith Machado Giolo

SUMÁRIO

1.TEMA........................................................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................5

3. PROBLEMAS...........................................................................................................6

4. HIPÓTESES.............................................................................................................7

5. OBJETIVOS.............................................................................................................8

5.1 Objetivo Geral.........................................................................................................8

5.2 Objetivos Específicos..............................................................................................8

6. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................9

7. METODOLOGIA.....................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1. TEMA

 

        O trabalho analisará os julgados divergentes a respeito da possibilidade ou não da indenização por dano moral quando encontrado corpo estranho em alimentos. A discursão se desenvolve acerca da necessidade ou não de ingestão para a configuração do dano moral indenizável.

        Estudar-se-á a necessidade na uniformidade das decisões nesse sentido para que, além de garantir a segurança jurídica, torne mais célere os processos em trâmite através das orientações aos jurisdicionados.

2. JUSTIFICATIVA

        A função quanto instituição do judiciário é, dar o direito a quem o provoca. Nesses casos, é necessário que haja uma uniformidade nas decisões no sentido de manter o controle e harmonia na sociedade. Reiteradas decisões no mesmo sentido sobre semelhantes situações fáticas, traz maior segurança jurídica a quem busca a prestação jurisdicional.

        Quando há decisões divergente sobre o mesmo assunto, é causada uma insegurança jurídica. Isso ocasiona um maior número de demandas no judiciário, que por falta de uniformidade, não consegue se tornar um meio de orientação aos jurisdicionados.

        O referido tema torna-se interessante por tratar de garantia de direitos nos quais qualquer pessoa pode se deparar. É preciso identificar e decidir no sentido de estabelecer uma verdade que não cause dúvidas a quem procura o judiciário, sendo assim, necessário essa uniformização.

3. PROBLEMAS

  • Defeito de segurança capaz de colocar em risco a incolumidade de consumo, a culminar no desrespeito à dignidade da pessoa humana, no desprezo à saúde pública e no descaso com a segurança alimentar só é gerado com a efetiva ingestão do alimento com corpo estranho?
  • O que é necessário para a configuração do dano moral?
  • Qual entendimento do Código de Defesa do Consumidor quanto ao assunto?
  • Qual a importância da uniformização das decisões nos tribunais superiores quanto a segurança jurídica?

4. HIPÓTESES

 

        O consumidor, ao adquirir um produto alimentício, estabelece uma relação de confiança com o fabricante e o fornecedor a respeito da qualidade do produto, devendo sim, ser indenizado pelos sentimentos de repugnância, desprazimento, desagrado e o aborrecimento sofridos quando encontrados objetos diversos no alimento que o tornem inconsumíveis.

        O dano está caracterizado pelo simples fato de o comprador sentir-se lesado, independentemente, de o alimento não ter atingido seu destino fim. O que determina o dano é a frustação, a repugnância e o sentimento causado e não a efetiva ingestão.

        O dano moral, em regra, se configura com a prática de ato ilícito, a ofensa à honra ou à dignidade da pessoa humana e o nexo de causalidade entre esses dois elementos. Será analisado até que ponto os traumas, e as situações desgostosas podem afetar o indivíduo a ponto de lhe gerar dano moral.

        O Código de Defesa do Consumidor protege o consumidor contra produtos que coloquem em risco a sua segurança e a sua saúde física e psíquica. Desse dever legal de proteção é que decorre, conforme previsto pelo CDC, a responsabilidade de o fornecedor reparar o dano causado ao consumidor por defeitos decorrentes de fabricação, fórmulas, manipulação ou acondicionamento de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com