TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética do Advogado Filosofia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE

Aline Marcelli de Faria 9902014828

Carine Pereira da Silva 8483184710

Gabriel Fernandes 9902002963

Pedro Jose dos Santos Neto 8487219052

Rafaela Santos Leite 8483189877

ÉTICA DO ADVOGADO

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

Apresentado a professora Regina Oliveira da Faculdade de

Negócios de Belo Horizonte da Anhanguera Educacional

BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

2014


Sumário

1 Introdução.....................................................................................3

2 Desenvolvimento..........................................................................4

3 Conclusão.....................................................................................9

4 Referências...................................................................................10


Introdução

Este trabalho visa apresentar as ideias propostas na etapa 3 da atps (Atividades Práticas Supervisionadas), abordando sobre a ética do advogado e todos seus preceitos.

O objetivo deste trabalho é fixar os conceitos obtidos sobre a ética do advogado, bem como aprofundar os deveres do advogado e o relacionamento ético para com o cliente.


A Ética do Advogado

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é fazer o bem, é não prejudicar o próximo, é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão de seu grupo de trabalho.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, no caso do operador de Direito não é diferente, temos o Código de Ética do Advogado, e nele podemos encontrar as principais regras deontológicas dos advogados, esclarecer os limites das relações com os clientes e do sigilo profissional. Cada conjunto de profissionais deve seguir seu Código de Ética que permita a evolução harmônica do trabalho de todos.

O advogado é responsável por garantir a ordem e os direitos das pessoas, colocando em prática os conhecimentos apreendidos. Contribuindo, assim com o desenvolvimento da sociedade e cabe a ele ter ética, sendo um profissional que tenha responsabilidade, competência, lealdade, honestidade, iniciativa, humildade, a serenidade, o otimismo, o equilíbrio emocional, a perseverança e a paciência, a flexibilidade, e a coragem para o enfrentamento, a independência, a prudência, a respeitabilidade para compor uma boa formação profissional.

Infelizmente, tais princípios, são ignorados por alguns advogados que veem na profissão somente uma fonte de garantir seus honorários sem levar em consideração questões éticas, morais, sem se importarem com os verdadeiros desejos de seus clientes. A ética é um dever de todos, em nossas relações não apenas profissionais, mas também humanas. É um conceito que deve servir de exemplo para toda a sociedade, independentemente de classe profissional, social, sexo ou crença.

O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais? Justifique sua resposta.

  • Respostas

Sim. O advogado comete falta de ética ao tratar melhor clientes que possuem condições financeiras melhores, dando a eles tratamento diferenciado, pois de acordo com a constituição “todos são iguais perante a lei”, independente de classe, cor, raça, religião, etnia, etc. O advogado como conhecedor do direito, deve ser o primeiro a respeitar essa determinação, agindo com imparcialidade e justiça e tratando todos seus clientes da mesma forma e prezando sempre a ética.

Por outro lado o advogado por atender clientes de diferentes níveis sociais, ele pode sim oferecer condições de pagamento facilitadas para os cliente de nível social mais baixo, e conhecendo a situação financeira daquele cliente e seu nível social baixo, ele pode também utilizar uma linguagem informal e mais simples para facilitar a comunicação de ambos e o entendimento, o que não afeta sua ética profissional, mas o qualifica como um bom profissional, flexível e capaz de atender e se relacionar com diversos clientes sem discriminação e satisfazendo a todos.”  Aline Marcelli de Faria RA: 9902014828

Acredito que o Advogado comete falta de ética sim ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais, todos os clientes, independente de nível social devem ser tratados da mesma forma, com respeito e lealdade, o advogado por ser um profissional do direito, deve ser sempre ético, e respeitar essa determinação, o advogado deve lutar para que a justiça de seu cliente seja feita, deve cumprir com seu papel, com desempenho e esforço. Mas claro que existem casos de clientes que não tem muitas condições financeiras, ou até mesmo não possuem um nível intelectual elevado, o Advogado deve ser justo e discutir um melhor modo de pagamento para seu cliente, e usar uma linguagem mais simples para facilitar a comunicação entre o advogado e o cliente, então dessa forma o advogado não estaria cometendo falta de ética, e sim ressaltando suas qualidades como advogado e operador do Direito.”  Carine Pereira da Silva RA: 8483184710

“Sim! Os deveres do advogado se relacionam totalmente com a sua ética, pois sendo um profissional que trata de leis iguais a todos, este fator deve estar presente no seu dia a dia. Assim como a ética é um de seus principais deveres, também é essencial ao advogado ser imparcial quando se trata das características do cliente e não pode possuir qualquer tipo de preconceito, quando estiver trabalhando.

Ou seja, um advogado tem o dever de se relacionar do mesmo jeito com qualquer pessoa independente de religião, cor, opção sexual ou nível social, que tiver contato com ele quando estiver exercendo sua função como profissional. O advogado precisa manter a atenção e possuir posturas condizentes com a moral, ou seja, ele deve ter transparência nas suas ações. Sabemos também que um advogado tem os seus deveres e um deles é preservar sua conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com