TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS – OS ASPONES

Por:   •  21/10/2018  •  Artigo  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

ESCOLA DE GOVERNO CARDEAL DOM EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

PATRÍCIA CARVALHO VIANA GRISI

ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS – OS ASPONES

Prof. Jean Henrique Costa

NATAL/RN

28/04/2018

  1. Mostrar o objeto principal do conflito:

A série apresenta o cotidiano de uma repartição pública, onde servidores não tinham metas a serem cumpridas, relatavam que a FMDO (Fichário  Ministerial de documentos obrigatórios), não se tinha o que fazer. O conflito principal é quando um novo chefe, Selton Melo é encaminhado e tenta realizar um trabalho de mais eficiente, mas seus subordinados não conseguem obter êxito até porque por se tratar de um setor de arquivos, há um tempo o governo federal não encaminha trabalho, alegando diminuição de custos. Retrata bem a realidade de algumas repartições.

  1. Identificar se há elementos tangentes ao conflito(objeto acessório)

Apelos sexuais no ambiente de trabalho; memorandos incompreensíveis que geravam dúvidas e conflitos entre a equipe; os fatos que ocorrem dentro do setor envolvendo rotinas de trabalho e conflitos; fofocas, intrigas.

  1. Mostrar os envolvidos, caracterizando rapidamente o perfil da personalidade de cada membro.

         ANETE (Marisa Orth) – Chefe do departamento até a chegada de Tales (Selton Mello). Entrou para o serviço público em busca de estabilidade financeira. Divorciada duas vezes, tenta disfarçar a solidão com um mau-humor constante. Não gosta de Tales, mas sempre que os dois se esbarram há um clima de atração.
         CAIO (Pedro Paulo Rangel) – Trabalhou na Casa da Moeda e está conformado com o cargo que ocupa há anos. Hipocondríaco, vive tendo alergias respiratórias e crises de depressão.
         LEDA (Andréa Beltrão) – Estagiária da repartição. É uma pessoa discreta que acredita na função de “consertar” as pessoas. Tem um envolvimento com Tales (Selton Mello), seu novo chefe. 
         MOIRA (Drica Moraes) – Sofre com sua baixa auto-estima e vive tentando agradar os outros. Dona de um temperamento desligado, tem ideias românticas e delirantes.
         TALES (Selton Mello) – O novo chefe da repartição. Forma um triângulo amoroso com Anete (Marisa Orth) e Leda (Andréa Beltrão). É completamente metódico e tem um relacionamento complicado com os colegas de trabalho.

  1. Mostrar os fatores predominantes(causas) dos conflitos.

Clima organizacional totalmente fora de suas competências;

Servidores que não trabalham com motivação alguma.

Identidade do superior hierárquico de forma repressiva; Mudanças de chefia causando conflitos.

  1. Caracterizar o ambiente organizacional.

Falta de organização no ambiente, uma cultura organizacional baseada num faz de conta, não havia parâmetros no atendimento, clima baseado em insinuações e intrigas.

  1. Apontar a etapa atual do conflito geral, com base nas fases possíveis.

            A etapa atual do conflito se originou a partir da chegada do novo chefe que trouxe algumas mudanças ao ambiente organizacional que na verdade estava totalmente fora de um clima que apresentasse uma estrutura “saudável”, falta de comunicação, a forma como se convocava para reuniões através de memorandos que eram incógnitas, gerando conflitos na comunicação dos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com